Foi anunciada há mais de um mês a criação do KWinFT. Trata-se de um fork do KWin, um programa do KDE. Esse fork tem como ênfase na melhoria do suporte a Wayland e na adoção de tecnologias modernas. Então, agora, uma versão beta do KWinFT já está disponível e mais dois projetos se juntam ao fork do KDE KWin.
Portanto, o desenvolvedor do KDE, Roman Gilg, que lidera este fork, anunciou uma versão beta do KWinFT antes do lançamento estável do KDE Plasma 5.19 em duas semanas. Com esse marco beta, a biblioteca de servidores Wrapland foi reprojetada e dois novos projetos se juntaram à iniciativa KWinFT.
A biblioteca Wrapland agora está fazendo melhor uso do C ++ em seu códigomais básico, em vez do Qt nessas áreas, encapsulamento aprimorado de tipos externos de libwayland e outras melhorias de engenharia.
Mais dois projetos se juntam ao fork KWinFT do KDE KWin
Juntando-se à iniciativa KWinFT está Disman como um fork do libkscreen e o KDisplay como um fork do KSCreen.
No futuro, o KWinFT trabalhará na construção de uma estrutura C ++ moderna para a criação do compositor de Wayland.
O projeto KWinFT, com suas duas principais ofertas de código aberto KWinFT e Wrapland, foi anunciado há um mês. Isso gerou algumas manchetes na época, mas eu decidi mantê-lo em baixo depois e empurrar o projeto silenciosamente para a frente em termos técnicos.
Agora, tenho o prazer de anunciar o lançamento de uma versão beta para a próxima versão estável 5.19 em duas semanas. Os destaques desta versão são uma reformulação completa da biblioteca de servidores da Wrapland e mais dois projetos que se juntam ao KWinFT, disse o desenvolvedor Roman Gilg, que também é ex-engenheiro da Blue Systems.
Então, para mais detalhes sobre esses avanços do KWinFT no blog de Roman.
Com informações de Phoronix