Dimensity 9300+ com IA será revelado em 7 de maio

mediatek-dimensity-9300-com-ia-sera-revelado-em-7-de-maio

Novos rumores apontam que um novo vivo X100s será lançado em maio e chegará com um Dimensity 9300+ no comando. De acordo com o relatório, nenhuma data específica foi informada, mas agora temos um bom candidato. A MediaTek anunciou oficialmente que o Dimensity 9300+ será lançado no dia 7 de maio.

MediaTek Dimensity 9300+

Esse relatório novo, revela que o chipset pode vir à frente do telefone da vivo, que, de certa forma, é até normal e natural. O que a empresa menciona é a funcionalidade de IA que será um destaque do novo chipset, o tema da conferência é “AI para tudo”.

Hoje, tivemos acesso a um grande vazamento mostrando as mudanças do Dimensity 9300 original para o modelo plus. Ele oferece um desempenho de CPU superior, já que o núcleo Cortex-X4 principal roda a 3,4 GHz (acima de 3,25 GHz). Os outros três núcleos X4 permanecem em 2,85 GHz e os quatro núcleos A720 em 2,0 GHz.

mediatek-dimensity-9300-com-ia-sera-revelado-em-7-de-maio
Imagem: Reprodução | GSMArena

Como mencionado, a IA será uma parte importante do novo chipset e do vivo X100s, imagens de demonstração compartilhadas pela vivo que mostram como o telefone pode tirar uma foto e mudar a estação com IA generativa. O 9300 já possui uma “APU”, diferentemente do uso comum da abreviatura, aqui significa “Unidade de Processamento de IA”. Não há detalhes sobre isso ainda, mas provavelmente isso também receberá um impulso, não apenas a CPU.

O chipset

O Dimensity 9200+ foi revelado na MediaTek Dimensity Developer Conference do ano passado em 10 de maio, o 9300+ será a estrela da conferência de 2024. Incluía overclock de GPU, não apenas CPU e foi usado pela vivo (para a série X90), bem como pela Oppo e Xiaomi. A MediaTek está dando os retoques finais no chipset carro-chefe da próxima geração, o Dimensity 9400, e espera-se que esteja pronto no último trimestre deste ano.

De acordo com vazamentos, o chip passará para um nó TSMC de 3 nm (N3E) e mudará o núcleo principal para um Cortex-X5 (com os outros núcleos permanecendo os mesmos, ou seja, 3x X4 e 4x A720). Os primeiros benchmarks mostram que ele supera o Snapdragon 8 Gen 4 no Geekbench multi-core (mas não single-core) e no AnTuTu. O 9400 também trará melhor desempenho de IA, é claro.

Espera-se que a vivo seja a primeira empresa a inserir esse chipset em um smartphone e trazê-lo ao mercado. Ambos devem ser lançados em breve.