Os desenvolvedores do Mesa, software encarregada de fornecer suporte para APIs gráficas no GNU/ Linux (com OpenGL e Vulkan), anunciaram recentemente o lançamento da versão 18 . Assim, Mesa 18 expande o suporte a OpenGL para Intel e AMD.
Os desenvolvedores de Mesa decidiram no ano passado alterar o ritmo de lançamentos e numeração. Agora, a numeração tem a ver com o ano do lançamento. Assim, a versão 18 refere-se ao ano de 2018. Do mesmo modo, a versão 17 corresponde ao ano de 2017 e assim por diante. Apesar de ter uma função muito específica, esse conjunto de APIs é na verdade um software bastante complexo.
Como pode ser visto nas notas de lançamento publicadas pelos desenvolvedores, pode-se concluir que as várias novidades chegaram ao OpenGL. Com isto, Intel e AMD acabam se beneficiando com as mudanças.
Estes são os novos recursos incluídos no Mesa 18.0:
- Suporte a cache de shader de disco para i965 (Intel) quando a variável de ambiente MESA_GLSL_CACHE_DISABLE possui um valor 0 ou false;
- GL_ARB_shader_atomic_counters e GL_ARB_shader_atomic_counter_ops em r600 / evergreen + (AMD);
- GL_ARB_shader_image_load_store e GL_ARB_shader_image_size no r600 / evergreen +; GL_ARB_shader_storage_buffer_object em r600 / evergreen +;
- GL_ARB_compute_shader em r600 / evergreen +
- GL_ARB_cull_distance em r600 / evergreen +.;
- GL_ARB_enhanced_layouts no r600 / evergreen +;
- GL_ARB_bindless_texture em nvc0 / kepler (NVIDIA);
- OpenGL 4.3 no r600 / evergreen com suporte hw fp64;
- Suporte de 1 formato binário para GL_ARB_get_program_binary em i965 (para a Tabela 18.0, os formatos 0 são suportados nos perfis de compatibilidade);
- Suporte para Cannonlake em i965 (OpenGL Intel) e ANV (Vulkan Intel).
No entanto, estas não são as únicas alterações. Foram destacadas melhorias para ANV (Vulkan para Intel) e AdVr (Vulkan AMD). Além disso, foi incluído um driver de NIR para RadeonSI para melhorar o suporte cores de 10 bits. Outras alterações são os suportes de codificação de vídeo Radeon VCN e para o sistema de compilação Meson.