Categorias
Tecnologia

Mesa 23.3 oferece suporte inicial ao driver Intel Vulkan necessário para muitos jogos mais recentes

Mesa 23.3 oferece suporte inicial ao driver Intel Vulkan necessário para muitos jogos mais recentes. Os engenheiros da Intel fundiram no Mesa 23.3 o suporte inicial do driver Vulkan “ANV” de código aberto para recursos escassos! Este é o recurso importante necessário para executar uma série de jogos Direct3D 12 mais recentes com Steam Play (Proton) via VKD3D-Proton com hardware gráfico Intel.

A única desvantagem desse suporte esparso do driver Intel Vulkan é que ele ainda funcionará apenas com o driver do kernel Intel Xe DRM que ainda não foi mesclado. O suporte esparso do Vulkan não está funcionando com o driver de kernel DRM i915 padrão, mas sim com o próximo driver de kernel Xe, portanto, por enquanto, a menos que executem uma versão de kernel corrigida/experimental, os jogadores do Intel Linux ainda estarão sem o suporte esparso e, portanto, encontrarão problemas tentando rodar vários jogos mais recentes do Windows no Linux com Intel Arc Graphics.

Um dos patches continua observando a possibilidade de o i915 ainda ter a infraestrutura necessária para suportar recursos esparsos, mas a partir do Linux 6.6 não há nada configurado para isso.

“Se quisermos oferecer suporte à API DX12 por meio do vkd3d, precisamos oferecer suporte a parte da API Sparse Resources. Do contrário, vários jogos Steam não funcionarão. Por enquanto, oferecemos suporte apenas ao backend xe.ko, mas a grande maioria do código é independente do KMD e, portanto, uma implementação do i915.ko usaria a maior parte do que está aqui, apenas estendendo a parte que liga e desvincula a memória.”

Mesa 23.3 oferece suporte inicial ao driver Intel Vulkan necessário para muitos jogos mais recentes

Mesa 23.3 oferece suporte inicial ao driver Intel Vulkan necessário para muitos jogos mais recentes

A solicitação de mesclagem para suporte esparso do Intel ANV Vulkan observa que corrigirá uma série de jogos como Resident Evil 4, Street Fighter 6, Elden Ring, Deahtloop, Assassin’s Creed Valhalla e outros.

O código foi mesclado para o lançamento do Mesa 23.3, previsto para o quarto trimestre. Agora, espero que o driver do kernel Intel Xe DRM seja mesclado em breve, pelo menos na forma experimental/opcional, para tornar mais fácil para os jogadores do Intel Linux aproveitarem a maior variedade de jogos do Windows, com esse suporte esparso sendo um bloqueador.

Fonte

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile