A Meta está sendo bastante pressionada a implementar a criptografia de ponta a ponta no Messenger. A empresa foi forçada a acelerar a adoção de tecnologias de criptografia de ponta a ponta em seus serviços de mensagens instantâneas. Isso impedirá o acesso aos dados do bate-papo para todos, exceto para os participantes diretos.
Criptografia de ponta a ponta
A criptografia de ponta a ponta apareceu pela primeira vez no ecossistema da empresa no WhatsApp e no Facebook Messenger em 2016. Com o primeiro ativado por padrão e o segundo ativado nas configurações.
No entanto, até o final do ano, essa opção ficará ativa por padrão também no Messenger. A partir desta semana, o Meta também está começando a testar o recurso de armazenamento em nuvem seguro para usuários de aplicativos. Até agora, está disponível apenas para alguns usuários do aplicativo para iOS e Android.
Meta acelerará a implementação da criptografia no Messenger
A empresa esclarece que os usuários podem restaurar facilmente o histórico de mensagens no Messenger a partir de backups. E como medida de proteção, você terá que instalar o código e salvá-lo separadamente. Os usuários também podem armazenar o arquivo em serviços de terceiros. E os usuários do iOS poderão colocar no iCloud uma chave secreta para acessar os dados do messenger.
Bate-papos criptografados de ponta a ponta e chamadas de voz habilitadas por padrão no Messenger serão lançados nas próximas semanas e serão implementados gradualmente, começando com um pequeno grupo de teste.
Os usuários selecionados pela empresa terão acesso ao histórico de comunicação no formato usual. No entanto, todas as novas mensagens e chamadas a partir do momento em que estiverem no aplicativo terão criptografia.
O motivo da mudança
O motivo da mudança foi o recente incidente no Nebraska americano, em que as agências policiais foram capazes de processar uma residente menor de idade do estado que interrompeu uma gravidez obtendo acesso à sua correspondência no ecossistema Meta por mandado.
A empresa foi obrigada a cumprir a exigência das autoridades, porém, ativistas sociais lembraram à sua gestão que com a criptografia de ponta a ponta, nem a polícia nem a própria Meta conseguiam ler esses dados.
Como habilitar a criptografia de ponta a ponta no Facebook Messenger
Abra o aplicativo Messenger e toque no ícone do perfil do contato com o qual deseja conversar usando criptografia de ponta a ponta. Na parte superior da janela de conversa, toque novamente no ícone do perfil.
Em “Mais ações”, toque em Ir para conversa secreta. E pronto, simples assim!