A Meta está adicionando um novo recurso de criptografar as conversas no Messenger do Facebook. Assim, caso alguém tente tirar um print das conversas, a pessoa desavisada receberá um comunicado de que isso está ocorrendo. Portanto, a Meta terá o aviso aos bate-papos criptografados no Messenger para que os usuários saibam se outro participante fez uma captura de tela da conversa.
A empresa anteriormente conhecida como Facebook já implementou esse mesmo recurso em mensagens enviadas quando o Vanish Mode do aplicativo é ativado. Embora o Messenger não tenha sido atualizado para evitar capturas de tela em bate-papos criptografados E2E ou conversas no modo Vanish, a aparência do aviso deve servir como um impedimento contra capturas de tela secretas.
A Meta vem tentando aumentar pouco a pouco os recursos de segurança oferecidos no Messenger. O aviso de que estão fazendo um print da conversa pode não impedir o ato. Porém, com certeza deve constranger os usuários a agirem desta forma. Embora a adição de um aviso de captura de tela dificilmente impedirá as pessoas de tirar imagens de conversas para a posteridade, deve ser suficiente para agir como um impedimento e desencorajar capturas casuais.
Meta vai avisar se alguém capturar conversas criptografadas do Messenger
Esse novo sistema de notificação é parte de um esforço mais amplo para reforçar a criptografia de ponta a ponta do Messenger. Assim, alertará alguém usando o recurso de “desaparecimento de mensagens” se alguém tentar capturar a imagem da conversa.
Os usuários ainda podem fazer a captura de tela, se quiserem. No entanto, vai aparecer um pequeno texto na parte inferior da troca de mensagens para o destinatário lendo, “[ nome do protetor de mensagem] tirou uma captura de tela. Esse recurso já existe no modo de desaparecimento do Messenger lançado em 2019 . No entanto, agora também pode ser usado para bate-papos criptografados. Então, de acordo com a Meta, os usuários devem se sentir mais seguros a partir de agora.
O alerta de notificação foi um dos vários novos recursos da criptografada de ponta a ponta (ou E2E) do Messenger. Além das notificações de captura de tela, o E2E Messenger em breve suportará GIFS e adesivos, respostas, reações (da variedade de emojis do Facebook). Do mesmo modo, haverá indicadores de digitação alertando os usuários quando a pessoa com quem estão falando está se preparando para enviar uma mensagem. Em breve, os usuários também poderão salvar a mídia que recebem pelo Messenger e editar vídeos. Além disso, há uma nova possibilidade dos usuários encaminharem uma mensagem para outras pessoas, como por e-mail.
Via Gizmodo