Durante o evento do Windows 11 em junho de 2021, a Microsoft confirmou que os aplicativos Android estão chegando ao Windows 11 e os usuários poderão experimentar aplicativos móveis no sistema operacional de desktop. Com o Windows 11, a Microsoft está trazendo a Amazon Appstore para sua Microsoft Store. Assim, para facilitar o uso de aplicativos do Android no novo sistema, a Microsoft anuncia o Windows Subsystem for Android.
Dentro da loja de aplicativos redesenhada, os usuários terão acesso a um extenso catálogo de aplicativos Android, que será alimentado pela Appstore da Amazon. A Amazon já confirmou que sua Appstore oferecerá suporte a Android App Bundles (AAB), o formato padrão de aplicativos Android de última geração que eventualmente substituirá o formato APK atual.
Como resultado, os usuários do Windows 11 podem acessar quase todos os aplicativos populares do Android diretamente da loja nativa da Microsoft.
Como os aplicativos Android funcionam no Windows 11
Para ajudar os usuários a executar seus aplicativos Android favoritos no Windows 11, a Microsoft diz que usará o Windows Subsystem for Android (WSA), que é semelhante ao Windows Subsystem for Linux (WSL).
O Windows 11 também será fornecido com uma nova tecnologia de máquina virtual para resolver problemas de compatibilidade com Android Open Source Project (AOSP), que é uma pilha de software de código aberto.
Graças ao Android Open Source Project (AOSP), o Windows 11 não requer suporte do Google Play Services e a maioria dos aplicativos funcionam bem no sistema operacional de desktop.
Compatibilidade de aplicativos Android
Durante o evento, os funcionários da Microsoft confirmaram que os aplicativos Android funcionarão em dispositivos Intel, AMD e Qualcomm (ARM).
Não se sabe muito sobre como a Microsoft oferecerá suporte a aplicativos Android em sistemas AMD, mas a empresa já confirmou que usará o recurso Bridge Technology da Intel em todos os PCs da Intel.
A Tecnologia Intel Bridge é um pós-compilador de tempo de execução para permitir que aplicativos que não são compilados para serem executados nativamente em dispositivos baseados em x86 – como aplicativos móveis baseados em Android – sejam executados nesses dispositivos. A Intel acredita que é importante fornecer esse recurso e projetou a tecnologia Intel Bridge para suportar todas as plataformas x86.
A tecnologia Bridge da Intel não se restringe a CPUs Intel, então pode ser usada para rodar aplicativos móveis em CPUs AMD, mas a Microsoft diz que a tecnologia Bridge não é necessária para CPUs AMD ou ARM.
Sideload de aplicativos Android
A Amazon Appstore não é tão grande quanto sua concorrência e nem todos os aplicativos estão disponíveis, mas a Microsoft diz que os usuários podem facilmente fazer o sideload dos arquivos APK.
Um engenheiro da Microsoft confirmou recentemente no Twitter que os usuários podem fazer o sideload de aplicativos no Windows 11, mas não está claro como o processo de sideload funcionará.
Quando você pode experimentar aplicativos Android no PC?
A Microsoft está planejando lançar a primeira amostra de aplicativos Android ainda este ano e mais detalhes serão compartilhados em breve.