A Microsoft está tomando medidas adicionais para matar com o antiquado Internet Explorer em favor de seu novo navegador Microsoft Edge. A partir de versões recentes do Microsoft Edge, quando o Internet Explorer visita um site incompatível, a sessão de navegação é iniciada automaticamente no Microsoft Edge para continuar a navegação.
A lista de sites incompatíveis é gerenciada pela Microsoft e atualmente contém 1.156 sites, incluindo Twitter, Facebook, Instagram, Google Drive e muitos outros.
Microsoft começa a matar o Internet Explorer
Esse redirecionamento é feito por meio de um objeto do navegador Internet Explorer denominado IEtoEdge BHO. Ao navegar na web, o BHO irá verificar se um site é incompatível com o Internet Explorer. Se for, abrirá automaticamente o site no Microsoft Edge, que exibirá uma mensagem informando: “Este site não funciona com o Internet Explorer!”.
Ao mostrar o alerta, o Microsoft Edge também solicitará que os usuários migrem suas configurações, dados e cookies do Internet Explorer para o Microsoft Edge. A Microsoft explica:
Os seguintes dados de navegação serão importados: Favoritos, Senhas, Mecanismos de pesquisa, guias abertas, Histórico, configurações, cookies e a página inicial.
Ao navegar em sites incompatíveis com o Internet Explorer, o Microsoft Edge exibe um banner solicitando que o usuário defina seu navegador padrão para o navegador Edge.
Além dos redirecionamentos, a Microsoft também planeja desabilitar o suporte ao Internet Explorer em vários serviços oferecidos pela Microsoft. Em e-mails para clientes corporativos, a Microsoft os alerta que a partir de 13 de novembro, o Internet Explorer não fará mais login nas contas da Microsoft.
Em um post, a Microsoft afirmou que o Microsoft Teams não ofereceria mais suporte ao Internet Explorer 11 a partir de 30 de novembro. A Microsoft encerrará todo o suporte para o Internet Explorer em todos os seus serviços em 17 de agosto de 2021.
Fonte: Bleeping Computer