A Microsoft começa a fornecer arquivos Linux do DirectX Shader Compiler. No início de 2017, a Microsoft abriu o código de seu compilador de shader DirectX e, logo depois, foi possível construí-lo no Linux. Assim, finalmente, a partir desta semana, a Microsoft começou a fornecer binários Linux oficiais de seu compilador de shader.
Então, o novo DirectXShaderCompiler v1.7.2212 saiu neste final de semana como seu lançamento do compilador DX de “dezembro de 2022”. Além de agora incluir suporte completo de HLSL 2021 para geração SPIR-V e vários novos sinalizadores de compilador, isso marca a primeira vez que eles incluem binários completos do Linux como parte do lançamento.
As notas de lançamento mencionam:
Os binários do Linux agora estão incluídos. Isso inclui o executável do compilador, a biblioteca dinâmica e a biblioteca de assinatura dxil… Pela primeira vez, o pacote também inclui a versão Linux do compilador com o executável correspondente, libdxcompiler.so, cabeçalhos e libdxil.so para plataformas x64.
Isso não é nenhum benefício real para os usuários finais do Linux. Como mencionado, já foi possível compilar o compilador de sombreamento DirectX para Linux enquanto agora eles fornecem binários oficiais. Antes que alguém fique muito empolgado, isso não fornece o Direct3D 12 no Linux nativamente, substitui o VKD3D-Proton ou qualquer coisa nesse sentido – este é apenas o compilador de shader DirectX.
Microsoft começa a fornecer arquivos Linux do DirectX Shader Compiler
O DirectXShaderCompiler no Linux pode ser útil para desenvolvedores em casos de conversão SPIR-V para shaders, compilando shaders HLSL em DXIL no Linux, usado pela Mesa como parte de seu trabalho D3D12 para beneficiar o uso do Windows Subsystem for Linux (WSL2) e desenvolvedor semelhante caminhos para uma melhor interoperabilidade.
Os interessados podem encontrar o novo lançamento do DirectX Shader Compiler da Microsoft com binários do Linux agora a reboque via GitHub.