Microsoft confirma falha de impressora no Windows 11 e Windows 10

microsoft-confirma-falha-de-impressora-no-windows-11-e-windows-10

A Microsoft acaba de reconhecer uma falha estranha de impressora no Windows 11. Este bug está causando problemas com o serviço de spooler de impressão, drivers de impressora e filas de impressora. Há algum tempo, alguns usuários relataram que dispositivos não HP executando sistemas Windows 10 e Windows 11 instalariam automaticamente aplicativos HP Smart por meio da Microsoft Store. A Microsoft agora confirmou o problema, junto com um problema em que “nomes e ícones de impressoras podem mudar automaticamente”.

Falha de impressora no Windows

Segundo a Microsoft, o bug pode causar o seguinte:

Alguns dispositivos Windows 10 e Windows 11 instalam automaticamente o aplicativo HP Smart. Independentemente do fabricante da impressora, as impressoras são renomeadas como impressoras HP. A maioria é chamada HP LaserJet M101-M106 e o ??ícone da impressora também pode mudar.
Clicar duas vezes na impressora exibe a mensagem de erro na tela “Nenhuma tarefa disponível para esta página”.

Quanto a falha que altera o nome da impressora, é a única coisa que faz. A Microsoft disse que o bug não afeta o uso normal da impressora. A Microsoft também observou que, como esses sintomas estão relacionados à instalação automática do HP Smart, não se espera que os dispositivos Windows que não conseguem acessar a Microsoft Store sejam afetados por esses problemas.

Infelizmente, a Microsoft não mencionou nenhuma solução alternativa ou correção temporária. A Microsoft apenas disse que está investigando o problema com seus parceiros e fornecerá uma atualização à medida que mais informações estiverem disponíveis.

microsoft-confirma-falha-de-impressora-no-windows-11-e-windows-10

Plataformas afetadas

Cliente

  • Win11 23H2;
  • Win11 22H2;
  • Win11 21H2;
  • Win10 22H2;
  • Win10 21H2;
  • Win10 1809;
  • Win10 1607;
  • Windows 10 Enterprise LTSC 2019;
  • Windows 10 Enterprise LTSC 2016;
  • Windows 10 Enterprise LTSC 2015 LTSB;
  • Server.

Windows Server 2022

  • Windows Server versão 1809
  • Servidor Windows 2019;
  • Servidor Windows 2016;
  • Servidor Windows 2012 R2;
  • Servidor Windows 2012.

Soluções alternativas para esses problemas

Essas soluções alternativas são muito simples, diretas e diretas ao ponto, não são vagas de forma alguma. Basta seguir as etapas listadas abaixo e seu sistema ficará bem. Se não funcionar, espere a Microsoft lançar uma correção oficial.

1. O serviço de spooler de impressão não continua em execução

  • Remova todas as impressoras e desinstale/reinstale o software da impressora;
  • Atualize o Windows e os drivers da impressora;
  • Reinicie o serviço de spooler de impressão em Services.msc;
  • Verifique se há trabalhos de impressão presos na fila de impressão e exclua-os;
  • Redefinir a impressora para as configurações padrão.

2. Erro 0x00000709 ao adicionar impressoras

Outro problema que alguns usuários encontraram é uma mensagem de erro (0x00000709) ao tentar adicionar impressoras de um servidor de impressão. Este é um problema conhecido no Windows 11 22H2. A Microsoft recomenda definir o GPO “Definir configurações de conexão RPC” como “RPC sobre pipes nomeados” para corrigir o problema.

3. Driver de impressora indisponível

  • Desinstale e reinstale todos os softwares e drivers da impressora;
  • Redefinir a impressora para as configurações padrão;
  • Verifique se há trabalhos de impressão presos na fila de impressão e exclua-os;
  • Exclua todos os drivers relacionados à impressora do spooler de impressão;
  • Conecte o PC com LAN e WIFI.

4. Problema na fila de impressão

  • Vá para o software da impressora e clique em impressora para ver a fila de impressão normal;
  • Reinicie o computador;
  • Redefinir a impressora para as configurações padrão.