A Microsoft lançou duas atualizações de emergência, a KB5010196 e a KB5010215 para corrigir problemas graves de área de trabalho remota no Windows Server. Esta é uma atualização extra para impedir as conexões com um servidor.
Por enquanto, são duas atualizações diferentes disponíveis: a KB5010196 para Windows Server 2019 e KB5010215 para Windows Server 2012 R2. De acordo com a Microsoft, nos próximos dias as atualizações serão lançadas para outras plataformas que apresentarem o problema. Essas atualizações não fazem parte do Windows update por serem algo extra de emergência. Portanto, a instalação deve ocorrer manualmente.
Microsoft lança atualizações de emergência e corrige problemas graves no Windows Server e se posiciona da seguinte forma:
Resolve um problema conhecido que pode impedir você de usar a Área de Trabalho Remota para acessar o servidor. Em algumas circunstâncias, o servidor pode parar de responder. A tela também pode aparecer preta e o desempenho geral e o login podem ser lentos
Na página de divulgação de saúde, a empresa também afirma:
Tome uma atitude: atualização fora de época para resolver um problema do Windows Server
A Microsoft está lançando atualizações Out-of-band (OOB) hoje, 4 de janeiro de 2022, para resolver problemas em que o Windows Server pode apresentar uma tela preta, login lento ou lentidão geral no Windows Server 2019 e Windows Server 2012 R2. As demais plataformas afetadas serão lançadas nos próximos dias. Para obter o pacote de atualização autônomo, procure-o no Catálogo do Microsoft Update. Você pode importar esta atualização para o Windows Server Update Services (WSUS) manualmente. Consulte o Catálogo do Microsoft Update para obter instruções.
Observação: Essas atualizações não estão disponíveis no Windows Update e não serão instaladas automaticamente.
Quem quiser mais detalhes sobre os arquivos disponibilizados deve clicar aqui e baixá-las nos links abaixo:
Microsoft lança correção para bug Y2K22 de quebra de e-mail no Exchange FIP-FS
No ano novo, um bug afetou os usuários do Microsoft Exchange. O problema impedia a entrega de e-mails. O bug “ano 2022” era no verificador anti-malware FIP-FS. Assim, os usuários passaram a receber mensagens de erro incluindo “Falha na inicialização do processo de verificação FIP-FS. Erro: 0x8004005. Detalhes do erro: Erro não especificado”. Da mesma forma, havia outra mensagem: “Código de erro: 0x80004005. Descrição do erro: Não é possível converter “2201010001” em longo”.
No entanto, apesar de uma agitação entre usuários, a Microsoft já lançou a correção. Ela pode ser feita manualmente ou usar um script automatizado para resolver o problema. Para isso, devem acessar o link: https://aka.ms/ResetScanEngineVersion.
Via Betanews