Microsoft lança ferramentas de desempenho para Linux e Android

Microsoft Store fica mais leve e oferece downloads mais rápidos e instalações paralelas de vários aplicativos
Windows Subsystem for Linux da Microsoft tem novo ícone, corrige problemas e atualiza o kernel

A Microsoft introduziu “Microsoft-Performance-Tools for Linux-Android” como uma coleção de ferramentas de código aberto para analisar o desempenho do sistema no Linux e Android.

As Ferramentas de Desempenho da Microsoft para Linux e Android basicamente envolvem rastreamento usando ferramentas Linux de código aberto existentes de LTTng, Perfetto e a infraestrutura de perf bem conhecida. As ferramentas de desempenho da Microsoft também podem analisar a saída dmesg do kernel e dados cloud-init e WaLinuxAgent. O Microsoft Performance Tools para Linux e Android basicamente ingere os dados desses rastreadores e outras fontes para ajudar a analisar problemas de desempenho.

Embora este projeto da Microsoft seja de código aberto, uma desvantagem para alguns é que ele depende do Microsoft .NET Core Runtime. As ferramentas da Microsoft podem ser executadas na linha de comando ou na GUI do Windows Performance Analyzer.

Microsoft lança ferramentas de desempenho para Linux e Android

Microsoft lança ferramentas de desempenho para Linux e Android

As ferramentas de desempenho da Microsoft para Linux e Android podem funcionar alternadamente com qualquer software que suporte o rastreamento, mas, da parte da Microsoft, eles parecem interessados principalmente neste ponto em torno do monitoramento do desempenho do navegador da web. A análise do Android também é útil para a integração do aplicativo Windows 11 Android, bem como para uso com o subsistema do Windows para Linux e na nuvem com VMs Linux do Azure.

Mais detalhes sobre as Ferramentas de Desempenho da Microsoft para Linux no blog Microsoft Performance Diagnostics . O código-fonte está disponível no GitHub.

Hipervisor de nuvem da Intel está mudando para a Linux Foundation – apoiado pela Arm e Microsoft

O projeto de código aberto Cloud-Hypervisor iniciado pela Intel alguns anos atrás como um VMM escrito em Rust focado em cargas de trabalho em nuvem agora será hospedado pela Linux Foundation.

A semana passada marcou o lançamento do Cloud-Hypervisor 20.0 e agora, continuando seu desenvolvimento, está se movendo para se tornar parte da Linux Foundation. O foco do projeto permanecerá em “criar um monitor de máquina virtual leve e de alto desempenho para cargas de trabalho em nuvem modernas”.

Não é muito surpreendente que o Cloud-Hypervisor esteja mudando para um terreno mais neutro enquanto ainda vê as contribuições da Intel. Conforme abordado em artigos anteriores do Cloud-Hypervisor, é desenvolvido um seguinte e tem recebido contribuições da Microsoft com suporte do Windows e muito mais, Arm contribuindo com suporte AArch64 e outras organizações se envolvendo neste VMM baseado em Rust.

Como parte do projeto Linux Foundation, Alibaba, Arm, ByteDance, Intel e Microsoft são as organizações membros iniciais envolvidas. A Microsoft observa no anúncio da Linux Foundation de hoje que essa mudança os ajudará a acelerar o desenvolvimento e a adoção do Cloud-Hypervisor.

O anúncio de hoje pode ser lido na Linux Foundation. O novo site do projeto é CloudHypervisor.org.