Microsoft lança o Azure Linux 3.0 Preview

Embora o Azure Linux 3.0 esteja disponível desde o final do verão, para aqueles que continuam a contar com o Azure Linux 2.0 em produção, há uma grande atualização neste fim de semana. O Azure Linux 2.0.20241006 traz dezenas de correções de segurança para esta distribuição do Microsoft Linux. O Azure Linux 2.0.20241006 é a primeira atualização estável para a série v2.0 no mês passado e trata principalmente do envio de dezenas de correções de segurança diferentes para CVEs que afetam muitos pacotes diferentes. Existem correções de segurança para cURL, CMake, Krb5, Moby. Ruby, Python, xorg-x11-server, Vim, OpenSSL e o próprio kernel do Linux, entre muitas outras correções de CVE em outros lugares. O Linux 2.0 do Azure continua a usar a série Linux 5.15 LTS. Logotipo do Azure O Azure Linux 2.0.20241006 também adiciona uma definição de imagem FIPS ARM64 do Azure Marketplace, o agente de proxy do Azure é adicionado ao cloud-init, habilitando o módulo de kernel USB_TMC e fazendo back-port trace-cmd do Azure Linux 3.0 para o Azure Linux 2.0. Os interessados no Azure Linux 2.0 podem encontrar a nova atualização lançada no sábado via GitHub.
Microsoft anuncia Azure Linux

A Microsoft lança o Azure Linux 3.0 Preview. Este é o novo nome do CBL-Mariner, uma distribuição Linux da Microsoft usado internamente pela empresa junto ao Windows Subsystem for Linux (WSL) e ao Windows IoT. Portanto, junto ao Azure, a Microsoft prepara uma grande atualização nesta versão 3.0

Nesta semana, a versão de visualização do Azure Linux 3.0.20240524-3.0 saiu para os primeiros testes. O Azure Linux 3.0 muda do kernel antigo do Linux 5.15 para o kernel Linux 6.6 LTS mais recente, bem como atualizações significativas para OpenSSL, systemd, Runc e outros componentes.

Microsoft lança o Azure Linux 3.0 Preview

O Linux 3.0 do Azure também agora está usando como padrão o modo de imposição do SELinux por padrão. Há também outras melhorias de qualidade e desempenho não especificadas. Nenhuma nota de versão formal ainda foi publicada para as alterações do Azure Linux 3.0 na íntegra.

Aqueles que desejam experimentar a versão de visualização do Microsoft Azure Linux 3.0 podem encontrar o pré-lançamento no GitHub. A Microsoft mantendo sua própria distribuição Linux certamente não estava no meu cartão de bingo ou imaginação mais selvagem vinte anos atrás. Como os tempos mudaram.