A Microsoft prometeu que “em breve” oferecerá o chatbot ChatGPT AI como um serviço de sua nuvem Azure. A gigante do software anunciou na segunda-feira que seu serviço Azure OpenAI existente foi aberto para disponibilidade geral (GA). Notavelmente, ainda não está disponível em todos os lugares. Então, a Microsoft terá ChatGPT-as-a-service do Azure em breve.
A Microsoft também parece não ter alterado seu requisito para que os possíveis clientes solicitem acesso ao serviço ou sejam um cliente gerenciado. Quando seu correspondente fez login com uma conta pessoal do Azure usada para brincadeiras ocasionais, os serviços OpenAI foram listados – mas nenhum estava disponível.
A decisão da Microsoft de não oferecer o Azure OpenAI no modo “pegue seu cartão de crédito e vá em frente” provavelmente está relacionada ao uso de hardware especializado, em vez do x86 genérico e do Arm boxen do Azure.
Além de tornar o serviço GA, a Microsoft adicionou o modelo text-davinci-003 ao serviço.
Microsoft oferecerá ChatGPT-as-a-service do Azure em breve
O Azure OpenAI oferece GPT-3.5, Codex e DALL•E 2 para desenvolvedores que desejam incorporar as ferramentas de IA em seus aplicativos. A Microsoft supervisiona o uso do serviço, com seu aviso de documento de política: “Avisos e conclusões são avaliados em relação à nossa política de conteúdo com sistemas automatizados. O conteúdo de alta gravidade será filtrado.”
O gigante da tecnologia anunciou a iminente adição do ChatGPT ao serviço como um sinal de seu “compromisso contínuo com a democratização da IA ??e parceria contínua com a OpenAI”.
Essa parceria tem sido, ultimamente, objeto de considerável especulação. Há rumores de que Redmond quer investir US$ 10 bilhões na novata de IA e obter uma participação de 49%.
Acredita-se que o interesse da Microsoft seja despertado pelo ChatGPT ter o potencial de tornar o mecanismo de pesquisa Bing mais competitivo e/ou como um jogo para vincular os serviços da OpenAI ao Azure e colher as ricas margens de lucro que vêm com clientes de nuvem grandes e estáveis.
A notícia de que o serviço Azure OpenAI agora é GA não foi acompanhada de nenhum anúncio sobre o relacionamento entre a Microsoft e a OpenAI. Isso parece ser uma prática padrão desde que o serviço foi anunciado em novembro de 2022.
No momento da redação deste artigo, o serviço Azure OpenAI parece estar disponível em quatro regiões do Azure nos EUA e na região da Europa Ocidental. Mencionamos isso porque, embora a Microsoft tenha designado o serviço GA, claramente há muito trabalho a ser feito para disponibilizá-lo globalmente e levar IA de baixa latência a todos os clientes.