Uma prova de que a Microsoft ama mesmo o Linux está se concretizando. É que o recurso Microsoft Windows AI Studio precisa do Linux para funcionar. No fim de semana, descobriram uma nova ferramenta de desenvolvimento focada em IA da Microsoft graças ao Windows Central. Isso veio à tona graças a um post do Mastodon feito por Venn Stone que dizia: “Passo 1? Instale o Linux.”
Então, a Microsoft havia lançado a ferramenta chamada “Windows AI Studio” apenas um mês antes em um blog de desenvolvedores.
Bem, mais ou menos. Veja bem, a Microsoft estreou silenciosamente sua nova ferramenta de desenvolvimento que visa facilitar o desenvolvimento de aplicativos de IA gnerative localmente. No entanto, ele precisa do Windows Subsystem for Linux (WSL) com Ubuntu 18.4 ou posterior para ser executado.
Como esta é uma versão de visualização empacotada como uma extensão de código VS, ela também requer que o Visual Studio Code seja instalado e só será executado em GPUs NVIDIA por enquanto.
Microsoft Windows AI Studio precisa do Linux para funcionar
Planos futuros indicam que eles pretendem implementar ORT/DML no Windows AI Studio para melhor compatibilidade de hardware.
O Windows AI Studio também aproveita as ferramentas e modelos de desenvolvimento do Catálogo do Azure AI Studio e até mesmo outros, como o Hugging Face. É sempre uma ótima visão para ver o Windows dependendo do Linux.
Muitos desenvolvedores lá fora dependem muito do Windows, o WSL apenas torna mais fácil para eles fazerem seu trabalho no Linux, e ferramentas como o Windows AI Studio apenas adicionam mais à experiência.
Quer experimentar?
Você pode começar a usar a IA do Windows Studio obtendo-a no VS Marketplace. Apenas certifique-se de ter configurado o WSL com o Ubuntu 18.4 ou posterior como padrão. Além disso, lembre-se de usar uma GPU NVIDIA capaz.
A listagem do marketplace tem todas as informações importantes de instalação, então certifique-se de passar por isso com cuidado. Além disso, você também pode visitar seu repositório GitHub para mais pesquisas.