Mozilla acaba com Firefox Lite e muda a forma de salvar arquivos abertos no Firefox 91

Firefox 91 lançado como nova base ESR e HTTPS First Policy para modo privado
firefox

Mudanças importantes estão chegando ao navegador Mozilla Firefox em breve. A empresa responsável pelo desenvolvimento do browser acaba com a versão do Firefox Lite e, além disso, muda a forma de salvar arquivos abertos no Firefox 91. Como se vê, nem tudo que foi anunciado pode ser considerado uma boa notícia. Afinal, o fim do Firefox Lite representa uma opção a menos no mercado para os usuários.

O Firefox Lite era uma versão light do Firefox Focus, adaptado para rodar em sistemas com recursos limitados e links de dados de baixa velocidade. As atualizações do Firefox Lite foram descontinuadas em 30 de junho. Os usuários são encorajados a mudar para o Firefox para Android em vez do Firefox Lite.

O motivo do encerramento do suporte para Firefox Lite é que, na forma atual, o Firefox para Android e Firefox Focus cobrem todas as necessidades dos usuários de dispositivos móveis e a necessidade de manter outra edição do Firefox perdeu seu significado.

A Mozilla não será mais compatível com o navegador Firefox Lite em 30 de junho de 2021. A versão 2.6.1 será a última versão compatível com Firefox Lite. Você não poderá mais instalar ou reinstalar o Firefox Lite a partir da App Store. 

Mozilla acaba com Firefox Lite e muda a forma de salvar arquivos abertos no Firefox 91

Mozilla acaba com Firefox Lite e muda a forma de salvar arquivos abertos no Firefox 91

E embora a principal diferença entre o Firefox Lite e o Firefox Focus seja o uso do motor Android WebView integrado em vez do Gecko, que reduz o tamanho do pacote APK de 38 para 5,8 MB e também possibilita o uso do navegador em smartphones de consumo baseado na plataforma Android Go.

Como o Firefox Focus, o Firefox Lite possui um bloqueador de conteúdo impróprio integrado que remove anúncios, widgets de mídia social e JavaScript externo para rastrear movimentos. Usar um bloqueador pode reduzir significativamente o tamanho dos dados carregados e reduzir o tempo de carregamento da página em uma média de 20%.

Funções compatíveis com Firefox Lite, como favoritos de sites favoritos, histórico de navegação, abas para trabalhar com várias páginas ao mesmo tempo, gerenciador de download, busca rápida de texto nas páginas, modo de navegação privada (cookies, histórico e dados em cache não são salvou).

Os recursos avançados incluem o modo Turbo para acelerar o carregamento ao remover anúncios e conteúdo de terceiros (habilitado por padrão), modo de bloqueio de imagem, botão de limpar cache para aumentar a memória livre e suporte para alterar o esquema de cores da Interface.

O projeto foi desenvolvido pela equipe de desenvolvimento da Mozilla de Taiwan e destinava-se principalmente à distribuição na Índia, Indonésia, Tailândia, Filipinas, China e países em desenvolvimento.

Por outro lado, outra das mudanças conhecidas é que no Firefox 91 o usuário terá a capacidade de salvar automaticamente os arquivos abertos após o download em aplicativos externos em um diretório normal de “Downloads”, em vez do diretório temporário.

Download integrado

Esta mudança foi derivada do fato de que a Mozilla integrou dois modos de download no Firefox: um deles o clássico download e save e o outro de abertura direta do arquivo.

Até aí está tudo correto, já que qualquer navegador oferece essas opções ao usuário na hora de fazer um download, o verdadeiro problema é que, no segundo caso, o arquivo baixado foi salvo em um diretório temporário que foi excluído após o término do download. .

Este comportamento causou descontentamento entre os usuários que, caso necessitassem de acesso direto ao arquivo, teriam que buscar adicionalmente o diretório temporário onde o arquivo foi salvo ou baixar novamente os dados caso o arquivo já tivesse sido apagado automaticamente.

Agora foi decidido salvar arquivos abertos em aplicativos por analogia com downloads normais , o que simplificará muito as operações, como enviar um documento para outro usuário após ter sido aberto inicialmente em um pacote de escritório ou copiar um arquivo multimídia para um arquivo após abri-lo em um reprodutor de mídia. O Chrome implementa esse comportamento fora da caixa.

Por fim, se tiver interesse em saber mais sobre o assunto, consulte os detalhes nos links a seguir.

Fim do Firefox Lite.

https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=1710933