A versão 100 de navegadores importantes pode quebrar sites. O alerta vem de ninguém menos que a Mozilla, empresa responsável pelo desenvolvimento do Firefox. Portanto, ela está alertando os desenvolvedores de sites que as próximas versões do Firefox 100 e Chrome 100 podem quebrar sites ao analisar strings de agente de usuário contendo números de versão de três dígitos.
Um agente do usuário é uma string usada por um navegador da Web que inclui informações sobre o software. Assim, isso abrange detalhes como o nome do navegador, seu número de versão e as várias tecnologias que ele usa.
Então, quando uma pessoa visita um site, o user agent do navegador é enviado junto com a solicitação de uma página da web. Isso permite que a página da web verifique a versão do navegador do visitante e modifique sua resposta com base nos recursos que o navegador suporta.
Por exemplo, o user agent atual para o Mozilla Firefox versão 97 é:
Observe que, se você tiver o Firefox ‘privacy. resistFingerprinting’ definida como ‘True’, seu agente de usuário será bloqueado para ‘Firefox/78.0.’
Para a versão atual do Google Chrome 98, o agente do usuário é:
Mozilla avisa sobre strings de agente de usuário da versão 100
Em agosto de 2021, a Mozilla lançou um experimento para ver se a string do agente do usuário ‘Firefox/100’ de três dígitos causaria problemas com sites. O Google logo seguiu com seu próprio experimento para o Chrome 100.
Em ambos os experimentos, a Mozilla e o Google encontraram um pequeno número de sites que não funcionariam corretamente ao analisar uma string de agente do usuário que continha um número de versão de três dígitos.
Desde então, a Mozilla acompanha os web bugs causados pela mudança da versão 100. E a empresa detectou problemas em sites como HBO Go, Bethesda, Yahoo, Slack e todos aqueles criados pelo construtor de sites Duda.
Na maioria das vezes, esses problemas variam de sites informando que o navegador não é compatível a problemas de interface do usuário que afetam partes do site.
Sem uma única especificação a seguir, diferentes navegadores têm formatos diferentes para a string do User-Agent e a análise do User-Agent específica do site. É possível que algumas bibliotecas de análise possam ter suposições codificadas ou bugs que não levam em consideração números de versão principais de três dígitos, explica a Mozilla em uma nova postagem no blog sobre as próximas alterações do agente do usuário.
Muitas bibliotecas melhoraram a lógica de análise quando os navegadores mudaram para números de versão de dois dígitos, portanto, espera-se que atingir o marco de três dígitos cause menos problemas.
Testes no Chrome e Firefox
O problema realmente é preocupante. A Mozilla e o Google continuarão executando experimentos para a versão 100 de agentes de usuário até que os navegadores sejam lançados em 29 de março para o Chrome e 3 de maio para o Firefox.
Além disso, se houver problemas com sites que a Mozilla ou o Google não podem corrigir antes que essas versões sejam lançadas, tanto o Google quanto a Mozilla têm planos de backup prontos para garantir que os sites não sejam afetados.
Para o Firefox, a Mozilla tem um mecanismo de intervenção no site para congelar o user-agent no Firefox/99 ou injetar CSS ou outras substituições para corrigir os bugs.
Da mesma forma, o Chrome planeja congelar a versão mostrada na string user-agent para 99 para sites problemáticos e relatar a versão real em outra parte da string user-agent.
Quanto aos desenvolvedores e administradores de sites, a Mozilla pede que eles testem se a mudança para os agentes de usuário do Firefox 100 e Chrome 100 quebram seus sites.
Isso pode ser feito executando as seguintes etapas:
Configure o Firefox Nightly para relatar a versão principal como 100
- Abra o menu Configurações do Firefox Nightly.
- Procure por “Firefox 100” e marque a opção “Firefox 100 User-Agent String”.
Quando ativado, a string do agente do usuário do Firefox mudará para:
Configure o Chrome para relatar a versão principal como 100
- Vá para chrome://flags/#force-major-version-to-100
- Defina a opção como ‘Ativado’.
Assim, quando ativado, a string do agente do usuário do Chrome mudará para:
Então, a Mozilla pede aos desenvolvedores que façam um relatório no webcompat.com para que haja tempo suficiente para resolver quaisquer problemas.
Via BleepingComputer