Mozilla aposta no Mastodon contra o Twitter

Mozilla aposta no Mastodon contra o Twitter
Mozilla aposta no Mastodon contra o Twitter

Com as mudanças implementadas por Elon Musk tendo consequências desastrosas para o Twitter, houve uma espécie de êxodo de usuários. É “uma espécie de êxodo”, porque enquanto muitas pessoas estão encontrando novos lares sociais como T2, Spoutible, Mastodon ou – se conseguirem colocar as mãos em um código de convite – Bluesky de Jack Dorsey, muitas pessoas estão se protegendo suas apostas e mantendo uma espécie de presença no Twitter até que fique um pouco mais claro qual será o provável sucessor.

Realisticamente, a batalha provavelmente será travada entre Mastodon e Bluesky, e a Mozilla acaba de anunciar uma expansão de seu investimento no primeiro. A empresa por trás do navegador Firefox lançou sua própria instância Mastodon, Mozilla.social, em versão beta privada.

Em uma postagem de blog sobre seu servidor Mastodon, a Mozilla diz: “Hoje, estamos expandindo o Mozilla.social para um beta privado. Trabalhamos muito para chegar a esse estágio, mas há muito mais a fazer antes nós o abrimos de forma mais ampla. Estamos fazendo um investimento de longo prazo porque pensamos que podemos contribuir para tornar o Mastodon e as mídias sociais em geral melhores”.

Mozilla aposta no Mastodon contra o Twitter

Mozilla aposta no Mastodon contra o Twitter

Algo que é interessante observar sobre a instância do Mozilla é que ela é moderadamente alta. Existem regras estritas sobre como o servidor pode ser usado, o que pode ser postado e como os usuários podem interagir uns com os outros. Steve Teixeira da Mozilla explica:

Você notará uma grande diferença em nossa abordagem de moderação de conteúdo em comparação com outras grandes plataformas de mídia social. Não estamos construindo outra plataforma autodeclarada “neutra”. Acreditamos que, com muita frequência, a “neutralidade” é usada como desculpa para permitir comportamentos e conteúdo projetados para assediar e prejudicar pessoas de comunidades que sempre enfrentaram assédio e violência.

Ele continua :

Nosso plano de moderação de conteúdo está enraizado nos objetivos e valores expressos em nosso Manifesto Mozilla – dignidade humana, inclusão, segurança, expressão individual e colaboração. Entendemos que a expressão individual é frequentemente vista, principalmente nos Estados Unidos, como um direito absoluto à liberdade de expressão a qualquer custo. Mesmo que esse custo seja prejudicial para os outros. Não subscrevemos esta opinião. Queremos ser claros sobre isso. Estamos construindo uma caixa de areia incrível para todos nós brincarmos, mas ela vem com regras que regem como nos relacionamos uns com os outros. Você está completamente livre para ir a outro lugar se não gostar deles. 

A escolha dos servidores, cada um com diferentes conjuntos de regras, diferentes abordagens e diferentes focos, é algo que tem sido sinalizado como uma grande vantagem do Mastodon em relação a outras plataformas sociais, mas resta saber o quão popular o servidor da Mozilla se mostrará. . A abordagem combinada do Bluesky, situada a meio caminho entre o Twitter e o Mastodon em termos de funcionamento, foi elogiada pelos usuários por criar uma experiência agradável e um senso de comunidade.

Quem estiver interessado no que a Mozilla tem a oferecer está convidado a entrar na lista de espera do servidor.

A Mozilla também produziu um guia prático para ajudar novos usuários a começar a usar o Mastodon, que está disponível aqui.