Mozilla diz que Firefox oferecerá suporte a teclas de multimídia mas deve descontinuar o DeepSpeech

Mesmo com demissões, Mozilla lança atualização do DeepSpeech
Mozilla lança DeepSpeech 0.7

Em breve, os usuários do navegador Firefox poderão controlar músicas e vídeos reproduzidos em seus navegadores usando as teclas multimídia de seus próprios teclados. O suporte oficial para chaves de multimídia estará disponível no Firefox 81, com lançamento previsto para o final de setembro. Assim, a Mozilla diz que Firefox oferecerá suporte a teclas de multimídia mas deve descontinuar o DeepSpeech por causa de cortes de pessoal.

O Firefox 81 será a primeira versão em que o Mozilla ativará esse recurso, por padrão. No entanto, os usuários do Firefox também podem ativá-lo agora, já que o suporte para chaves de multimídia está secretamente disponível no Firefox desde a v71, lançada em dezembro de 2019.

Mozilla diz que Firefox oferecerá suporte a teclas de multimídia mas deve descontinuar o DeepSpeech

Para fazer isso, os usuários terão que digitar e acessar a página de configurações about:config no navegador Firefox. Aqui, eles terão que digitar media.hardwaremediakeys.enabled e clicar duas vezes na opção para ativá-la.

Firefox oferecerá em breve suporte a teclas de multimídia

Firefox oferecerá em breve suporte a teclas de multimídia

Uma vez feito isso, os usuários serão capazes de pressionar qualquer uma das teclas multimídia em seus teclados e controlar o conteúdo multimídia dentro do Firefox, seja uma música ou vídeo.

Quando isso acontecer, o Firefox mostrará um pop-up de sobreposição em suas telas, no canto superior direito.

Recurso já está presente no Chrome

No entanto, o Firefox não será o primeiro navegador a oferecer suporte a chaves de multimídia. O primeiro foi o Google Chrome, que recebeu suporte para o recurso em março de 2019, com o lançamento do Chrome 83.

Outros navegadores baseados na base de código Chromium 83 também podem oferecer suporte a chaves de multimídia.

Mecanismo de fala para texto da Mozilla está em risco após as dispensas

Firefox oferecerá suporte a teclas de multimídia mas deve descontinuar o DeepSpeech

Por enquanto, a equipe de desenvolvimento do Firefox não parece ter sido afetada pelo corte drástico de custos que levou à demissão de funcionários responsáveis pelo desenvolvimento de vários projetos.

Porém, recursos importantes como o DeepSpeech, o mecanismo de fala para texto, podem ser descontinuados. O futuro é incerto e sombrio pois haverá uma mudança para se concentrar mais em suas atividades lucrativas. Reuben Morais da Mozilla deu pistas sobre a situação do DeepSpeech após as recentes mudanças do Mozilla. Porém, a fala só gera mais incertezas. Não há uma orientação clara se DeepSpeech terá espaço ou não no Mozilla reestruturado ou quais mudanças podem estar envolvidas.

Isso é uma pena, pois o Mozilla DeepSpeech está entre os melhores mecanismos de fala para texto (se não o melhor, certamente o melhor entre as opções de código aberto). Ele suporta tradução em tempo real em uma ampla variedade de hardware. O DeepSpeech utiliza deep learning com base na pesquisa do Baidu e aproveita o TensorFlow do Google.

Primeira versão estável quase pronta

DeepSpeech é um software de bastante qualidade e oferece excelentes resultados de fala em texto para traduzir áudio em texto preciso. 

Para piorar as coisas, o DeepSpeech está se aproximando de seu grande lançamento “v1.0” como sua primeira estreia oficial estável. Reuben pelo menos indicou que, uma vez que grande parte do trabalho técnico do 1.0 já foi feito, eles estão pelo menos planejando lançar o DeepSpeech 1.0 em breve. 

A maioria das mudanças técnicas já foram feitas e não vemos razão para não lançá-las. Estaremos lançando o 1.0 em breve e encorajamos todos a atualizarem seus aplicativos.

Mas após o lançamento 1.0, não há futuro certo, pelo menos sob o guarda-chuva da Mozilla. Os desenvolvedores, entretanto, encorajam continuar a enviar relatórios de bugs, solicitações de pull, etc. As breves declarações foram feitas no Discourse da Mozilla. Se a Mozilla acabar com o DeepSpeech, pelo menos existe a chance de alguma outra organização agrupar este motor STT sob sua licença de código aberto (MPL 2.0).

Aqueles que desejam saber mais ou experimentar o DeepSpeech podem encontrá-lo no GitHub. A página de lançamentos tem binários DeepSpeech para todas as plataformas.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile