Mozilla Firefox 124 já está disponível para testes beta públicos. Agora que o Firefox 123 foi oficialmente lançado no canal estável, a Mozilla promoveu o próximo grande lançamento, o Firefox 124, para o canal beta para testes públicos, então aqui está uma primeira olhada no que esperar deste lançamento.
O Mozilla Firefox 124 parece ser uma pequena atualização, provavelmente a menor até o momento, pois promete apenas atualizar o modo Caret Browsing para funcionar também no visualizador de PDF. A navegação por cursor é um recurso que permite navegar e selecionar texto ou elementos em uma página da web usando o teclado.
Para desenvolvedores web, o Firefox 124 beta adiciona suporte para a API Screen Wake Lock, que evita que os dispositivos escureçam ou bloqueiem a tela quando um aplicativo precisa continuar em execução, suporte para o AbortSignal.any método estático e a capacidade de usar HTTP(S) e relativos. URLs ao criar WebSockets.
Mozilla Firefox 124 já está disponível para testes beta públicos
Para usuários do Android, o Firefox para Android recebeu suporte para a API de arrastar e soltar HTML ao usar o mouse. De acordo com a Mozilla, ele aceita texto simples ou HTML pela operação de soltar de aplicativos externos.
Mais uma vez, a versão beta traz a tão esperada opção “Ações rápidas” nas configurações da barra de endereço, que permite executar rapidamente várias ações diretamente da barra de URL, bem como o Bloqueador de Banner de Cookies nas configurações de Privacidade e Segurança, que permite Firefox recusará automaticamente banners de cookies.
A versão noturna do Firefox 124 também prometeu uma caixa de diálogo mais simples e unificada para limpar os dados do usuário, o que simplifica as categorias de dados e fornece insights sobre o tamanho dos dados do site correspondente ao intervalo de tempo selecionado. No entanto, esse recurso parece estar faltando na versão beta.
A Mozilla planeja lançar o Firefox 124 em 19 de março de 2024. Até então, você pode experimentar a versão beta mais recente baixando o binário tarball ou o pacote DEB para distros Ubuntu/Debian em Mozilla.org. Por favor, tente ter em mente que estas são versões de pré-lançamento, não adequadas para uso em produção.