Mozilla garante suporte ao Firefox no Windows 7

O suporte oficial da Microsoft ao sistema operacional Windows 7 acabou há algum tempo. No entanto, ele ainda é usado por muitos em todo o planeta. Dentro deste contexto, a Mozilla garante que continuará a dar suporte ao Firefox por mais de um ano no Windows 7, mesmo sendo este um sistema sem manutenção.

O problema deve se repetir em relação ao Windows 10 num futuro não muito distante. Ainda há muitas pessoas executando o Windows 10 em vez de atualizar para o Windows 11. Isso talvez não seja surpreendente, mas ainda há um número surpreendente de usuários com versões ainda mais antigas do Windows.

Com a Microsoft não suportando mais o Windows 7 ou o Windows 8.x, manter essas edições do sistema operacional é claramente um risco de segurança desaconselhável. Mas para quem não tem escolha ou simplesmente se recusa a seguir em frente, a Mozilla continuará oferecendo atualizações de segurança para o Firefox nessas versões do Windows até meados de 2024, para que pelo menos seu navegador esteja seguro.

Mozilla garante suporte ao Firefox por mais de um ano no Windows 7

O anúncio da Mozilla diferencia a empresa de empresas como Google e Microsoft, que já encerraram o suporte para Chrome e Edge no Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1. A Microsoft encerrou o suporte para essas três versões do sistema operacional em janeiro, o que torna ainda mais surpreendente a data escolhida pela Mozilla para encerrar o suporte ao Firefox nessas edições do Windows.

A empresa diz:

A versão 115 do Firefox será a última versão compatível do Firefox para usuários do Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1. Se estiver usando essas versões do Windows, você será movido para o canal Firefox Extended Support Release (ESR) por uma atualização de aplicativo. A Mozilla fornecerá atualizações de segurança para esses usuários até setembro de 2024. Nenhuma atualização de segurança será fornecida após essa data.

As finanças são a principal razão para acabar com o suporte para o navegador. Mozilla explica:

Sem suporte oficial da Microsoft, manter o Firefox para sistemas operacionais obsoletos torna-se caro para a Mozilla e perigoso para os usuários.

A empresa enfatiza que nenhuma atualização de segurança será fornecida após setembro de 2024 e pede aos usuários que atualizem para pelo menos o Windows 10 para manter o suporte.