E o então “Project Things” servia como um experimento em torno de uma plataforma para dispositivos IoT na web. Portanto, agora o Project Things deixou de ser apenas um experimento para ser promovido para o Mozilla WebThings. Assim, faz parte do esforço da IoT para garantir uma web aberta e acessível até os dispositivos conectados. O Mozilla WebThings é uma plataforma aberta para monitoramento e controle de dispositivos.
Componentes
WebThings Gateway é seu componente projetado para gateways domésticos inteligentes, enquanto o WebThings Framework é um componente de software reutilizável.
A Mozilla diz que aguarda ansiosamente um futuro no qual o software Mozilla WebThings seja instalado em produtos comerciais que possam fornecer aos consumidores um agente confiável para sua casa conectada e inteligente.
No entanto, até o momento, não parece que a Mozilla tenha conseguido acordos para dispositivos com tecnologia WebThings. Neste estágio, eles estão trabalhando em uma oferta baseada em OpenWrt para exibir o WebThings Gateway.
A missão da equipe do Mozilla IoT é criar uma implementação do Web of Things que incorpora esses valores e ajuda a direcionar os padrões de IoT para segurança, privacidade e interoperabilidade, diz o anúncio.
A funcionalidade do WebThings parece ser similar a outras ofertas domésticas inteligentes comerciais/proprietárias, embora a Mozilla esteja alardeando sua capacidade de oferecer uma solução aberta e voltada para a privacidade.
Mais detalhes sobre WebThings via Mozilla.org.