@font-face { font-family: "bootstrap-icons"; src: url("https://cdn.jsdelivr.net/npm/bootstrap-icons@1.10.2/font/fonts/bootstrap-icons.woff2"); } i { font-family: "bootstrap-icons"; } .footer .menu-links>ul>li>a::after{ font-family: "bootstrap-icons"; }

Nano 3.0 lê arquivos 70% mais rápido

Nano 3.0 lê arquivos 70% mais rápido
Nano 3.0 lê arquivos 70% mais rápido

Uma nova versão principal do editor de texto de código aberto GNU nano acaba de ser lançada. O GNU nano 3.0 lê arquivos 70% mais rápido e traz vários outros recursos. O GNU nano é um dos mais populares editores de texto baseados em terminal. Aqueles que possuem dificuldades de usar o Vim , procuram refúgio com o GNU nano. É uma mão na roda para iniciantes que precisam lidar com edição na linha de comando. Assim, confira neste post que o Nano 3.0 lê arquivos 70% mais rápido.

Novos recursos do GNU nano 3.0

Assim, alguns dos principais recursos do GNU nano 3.0 são:

  • Lê arquivos 70% mais rápido;
  • Rapidez de lidar com texto ASCII quase duplicou
  • Novos atalhos: Ctrl + Delete apaga a próxima palavra e Ctrl + Shift + Delete apaga a palavra anterior;
  • Muitas outras alterações de atalhos de teclado;
  • Mostra o número correto de linhas na barra de status ao abrir vários arquivos;
  • Ignora qualquer digitação antes de um pressionamento de tecla de comando válido;
  • Reconhece mais seqüências de escape;
  • Evita um possível travamento durante um Full-Justify;

Você pode ler a nota de lançamento do GNU nano 3.0 aqui .

Obtendo o GNU nano 3.0

Nano é o editor de texto padrão no Ubuntu. Portanto, ele vem pré-instalado em muitas outras distribuições. Da mesma forma, você pode encontrá-lo no repositório principal de quase todas as distribuições Linux.

Porém, se já o tem instalado, aguarde sua distribuição fornecer essa atualização. Assim, levará algum tempo até que você veja isso nas atualizações do seu sistema. Contudo, os usuários do Arch devem obtê-lo antes de todos, como sempre.

Se você é um dos poucos que gosta de instalar software a partir de seu código-fonte, pode obtê-lo em sua página de download.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile