O Nautilus 40 está abrindo caminho para as compilações diárias do Ubuntu 21.10. Embora sua chegada não seja o evento mais interessante definido para ocorrer neste ciclo, o Nautilus 40 traz uma pequena amostra de melhorias e recursos com os quais os testadores diários do Impish vão querer brincar. Portanto, o Nautilus 40 com várias melhorias está disponível no Ubuntu 21.10 Daily Builds.
Bem, esta atualização do famoso gerenciador de arquivos finalmente permite que você classifique os arquivos por data de criação na visualização de lista; é dito para retransmitir transferências de arquivos e estimativas de cópia ‘mais precisas’; e melhora o preenchimento da guia na barra de entrada de localização (acessada pressionando ctrl
+ l
).
Outra área de melhorias é a caixa de diálogo de conflito de arquivos. Isso aparece quando você tenta copiar ou mover um arquivo ou pasta com o mesmo nome de um arquivo ou pasta existente. No Nautilus 40, você ainda tem a opção de substituir ou renomear o arquivo, mas agora pode especificar um nome de substituição, como mostra esta imagem:
Nautilus 40 está disponível no Ubuntu 21.10 Daily Builds
O Nautilus 40 também ganha o recurso .zip
de extração integrado que oferece suporte a arquivos .zip
protegidos por senha; e um redesenho de página única do painel de preferências do Nautilus torna mais fácil encontrar configurações específicas.
Deve-se enfatizar que o próximo lançamento do Ubuntu 21.10 poderia (se tudo correr bem) ser entregue com o Nautilus 41 em outubro, então considere o Nautilus 40 uma chegada provisória ou uma espécie de espaço reservado por enquanto.
Caso você tenha perdido, o Ubuntu 21.10 ganhou o GNOME 40 algumas semanas atrás.
Há pouco tempo, os usuários do Linux que gostam do ambiente de desktop puderam experimentar uma nova versão, a 40. Ela faz parte de uma distribuição importante, que é o Fedora Linux. Agora, finalmente, o GNOME 40 vai fazer parte da última versão estável do Ubuntu. Antes era possível fazer a instalação. Porém, isso poderia quebrar o funcionamento do sistema. A Canonical optou por finalmente implementar o ambiente que o padrão de sua distribuição Linux. O atraso foi explicado por conta de muitas mudanças do GNOME 40.
O GNOME 40 apresenta um novo layout e vários novos comportamentos. O GNOME 40.2 que foi lançado com melhor suporte para Flatpak e screencasting aprimorado. Esta é, portanto, a segunda versão pontual da série 40 deste ambiente de trabalho bastante usado em distribuições Linux. Ele está, por padrão, no Fedora Workstation e no Ubuntu, por exemplo.