Os mecanismos de rastreamento do Google são motivo de muitas polêmicas e reclamações em todo o planeta. Assim, o navegador Brave, com o foco cada vez maior na privacidade, e o sistema de buscas (e seu browser para smartphones) DuckDuckGo desativam o rastreamento FLoC do Google. É uma forma de proteger as informações dos usuários.
Floc significa Federated Cohort Learning. É uma tecnologia inovadora que o Google está desenvolvendo com o objetivo de substituir os cookies. Assim, a ideia é ter um sistema de rastreamento da atividade do usuário na web, diluindo-a em grupos demográficos para salvaguardar sua privacidade. A tecnologia acaba de estrear oficialmente no navegador Google Chrome. A promessa é levar anúncios direcionados (ainda mais) aos usuários.
“O pior aspecto do FLoC é que ele prejudica materialmente a privacidade do usuário, sob o pretexto de ser amigo da privacidade”, disse um comunicado da equipe do Brave.
Navegador Brave e DuckDuckGo desativam sistema de rastreamento FLoC do Google
FLoC tem sido amplamente criticado por defensores da privacidade, embora seja uma melhoria para cookies de terceiros. A Electronic Frontiers Foundation (EFF) chama isso de “péssima ideia” porque agora o Chrome compartilha um resumo da atividade de navegação recente de cada usuário com os profissionais de marketing.
Um navegador com FLoC habilitado coletaria informações sobre os hábitos de navegação de seu usuário e, em seguida, usaria essas informações para atribuir seu usuário a um grupo, escreve Bennett Cyphers, um tecnólogo da EFF.
Usuários com hábitos de navegação semelhantes seriam agrupados na mesma coorte. O navegador de cada usuário compartilhará um ID de coorte (cohort), indicando a qual grupo eles pertencem, com sites e anunciantes.
Brave já retirando o recurso
Brave, um navegador focado na privacidade liderado pelo cofundador da Mozilla e designer-chave de JavaScript, Brendan Eich, diz que removeu o FLoC da versão Nightly do Brave para desktop e Android.
O Brave observa a Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia de 2018 (CCPA) e o Regulamento Geral de Proteção de Dados da Europa (GDPR) como sinais de que os consumidores estão exigindo privacidade na web.
Diante dessas tendências, é decepcionante ver o Google, em vez de aproveitar a oportunidade atual para ajudar a projetar e construir uma Web que prioriza o usuário e a privacidade, propondo e imediatamente enviando no Chrome um conjunto de tecnologias de publicidade menores -conservando mudanças, que priorizam explicitamente a manutenção da estrutura do ecossistema de publicidade na Web como o Google o vê, disse a equipe Brave em uma postagem de blog.
DuckDuckGo lança extensão
O mecanismo de busca DuckDuckGo lançou na semana passada uma extensão do Chrome para bloquear o rastreamento FLoC, comparando-o a “entrar em uma loja onde já sabem tudo sobre você”. Obtenha a extensão aqui.
O Brave argumenta que, como o recurso afeta a privacidade do usuário, deve ser algo que os usuários precisam optar por aderir.
“Considerando que o FLoC também pode ser prejudicial para os operadores de sites, recomendamos que todos os sites desabilitem o FLoC. Em geral, todos os novos recursos que colocam em risco a privacidade na web devem ser ativados”, diz a equipe Brave.
Este é um princípio de senso comum para respeitar os usuários da Web por padrão. Alguém pode se perguntar por que o Google não está optando pelo FLoC. Suspeitamos que o Google fez o opt-in do FLoC (para sites e usuários) porque o Google sabe que um sistema opt-in, que prejudica a privacidade, provavelmente nunca alcançaria a escala necessária para induzir os anunciantes a usá-lo.
A Microsoft, que também está usando o Chromium como base para seu novo navegador Edge, respondeu o seguinte sobre o FLoC:
Acreditamos em um futuro em que a web possa fornecer às pessoas privacidade, transparência e controle, ao mesmo tempo que oferece suporte a modelos de negócios responsáveis ??para criar um ecossistema vibrante, aberto e diverso. Como o Google, oferecemos suporte a soluções que dão aos usuários consentimento claro e não contornam escolha do consumidor. É também por isso que não oferecemos suporte a soluções que aproveitem sinais de identidade de usuário não consentidos, como impressão digital. O setor está em uma jornada e haverá propostas baseadas em navegador que não precisam de IDs de usuário individuais e propostas baseadas em ID que se baseiam no consentimento e nas relações de primeira parte. Continuaremos a explorar essas abordagens com a comunidade. Recentemente, por exemplo, tivemos o prazer de apresentar uma abordagem possível, conforme descrito em nossa proposta PARAKEET. Esta proposta não é a iteração final, mas é um documento em evolução.
De acordo com a EFF, o Google lançou o FLoC para 0,5% dos usuários do Chrome na Austrália, Brasil, Canadá, Índia, Indonésia, Japão, México, Nova Zelândia, Filipinas e Estados Unidos. Mas a empresa espera distribuí-lo para 5% dos usuários.
Via ZDNet