Está ficando cada vez mais comum a demora por atualizações de alguns programas usados no Linux. É o caso do navegador Dillo que lança versão 3.1 depois de 9 anos. Portanto, entre uma versão e outra passou quase uma década. Este lançamento é dedicado em memória de Sebastian Geerken, o principal desenvolvedor do motor de layout de Dillo, que faleceu em 2016.
Uma breve linha do tempo tenta explicar o que aconteceu para o projeto ficar parado todo este período.
- Em 2016, o principal desenvolvedor do layout, Sebastian Geerken, faleceu.
- Em 2017, o desenvolvimento parou.
- Em 2019, o último e-mail de Jorge Arellano Cid, o líder desenvolvedor de Dillo, foi gravados pela lista de discussão.
- Em 2022, perdeu o domínio .
dillo.org
- Em 2024, uma tentativa de ressuscitar o projeto iniciado por Rodrigo Arias Mallo.
O navegador Dillo é considerado leve e de código aberto escrito no kit de ferramentas FLTK 1.3. O browser literalmente voltou à vida graças ao trabalho do desenvolvedor Rodrigo Arias Mallo, que conseguiu implementar muitas melhorias na versão 3.1.
Os destaques do Dillo 3.1 incluem:
- suporte para elementos HTML flutuantes, que envolveu um grande redesign;
- suporte para OpenSSL, LibreSSL e Mbed TLS 2 e 3 para HTTPS por padrão;
- testes automáticos de renderização HTM;
- manual Dillo aprimorado e estendido;
- e um pipeline de CI para construir o Dillo no Ubuntu, FreeBSD, macOS e Windows.
Outros detalhes
Esta versão também traz um redesign de tamanhos de widgets, suporte para elementos , , , e CSS, opções novas e de configuração, suporte para referências de caracteres HTML5, bem como reconhecimento aprimorado de datas de cookies.min-widthmax-widthmin-heightmax-heightdisplay: inline-blockadjust_min_widthadjust_table_min_width
O Dillo 3.1 também melhora a detecção de documentos XHTML, adiciona um modo para forçar conexões HTTP através de HTTPS, adiciona suporte para a tag HTML, expande o til inicial ‘~’ no plugin do arquivo, simplifica o estilo de página DPI do marcador e melhora a legibilidade, e melhora os links de pesquisa do DuckDuckGo.http_force_https
Ele também adiciona uma opção para controlar o passo vertical da roda do mouse e uma opção para controlar a altura da guia, e substitui a opção de configuração por e habilita o suporte a TLS por padrão para HTTPS.scroll_stepui_tab_heightflag –enable-ssl–enable-tls
Navegador Dillo lança versão 3.1 depois de 9 anos
Para melhorar a capacidade de resposta, a Dillo agora dá às imagens menor prioridade ao solicitar recursos. Fora isso, os usuários agora poderão alternar guias usando a roda do mouse por padrão. Claro, também há muitas correções de bugs e falhas, então certifique-se de verificar as notas de versão para leitura extra.
O Dillo 3.1 está disponível para download na página do projeto no GitHub e é dedicado em memória de Sebastian Geerken, o principal desenvolvedor do mecanismo de layout, que faleceu em 2016.
Infelizmente, o Dillo é fornecido apenas como um tarball de origem que você terá que compilar manualmente em sua distribuição GNU/Linux. No momento em que escrevo, os desenvolvedores não oferecem um pacote binário universal Flatpak, AppImage ou Snap, mas você pode instalá-lo a partir dos repositórios da sua distro.
No entanto, Dillo é um navegador muito antigo que não suporta muitos sites modernos, incluindo o nosso e sites populares como o YouTube. Mesmo que tenha sido trazido de volta à vida, não vejo nenhum uso real para ele em 2024.