Depoisde muitas lutas jurídicas e políticas o serviço de streaming de filmes e programas de TV gratuito Popcorn Time chegou ao fim. A vitória deve ser creditada à Netflix e Hollywood. A ferramenta existia desde 2014 e rapidamente se tornou um dos mais populares. O foco estava em arquivos .torrent que levavam a filmes populares sem a necessidade de baixar nada ou, o mais importante, não precisar pagar nada. O app também era grátis e com uma interface simples. A confirmação do fim do Popcorn Time ocorreu por meio de e-mail dos próprios desenvolvedores do aplicativo enviaram aos jornalistas declarando seu fim.
Em 2015, a Netflix Inc. alertou os investidores sobre a ascensão do Popcorn Time. Para a empresa, “A pirataria continua sendo um de nossos maiores concorrentes”. O medo da Netflix é tanto que considerava o Popcorn pior que outros concorrentes como a Amazon. Os usuários, porém, sempre negaram este viés de pirataria. A alegação era de que a plataforma não hospedou material roubado. No entanto, eram constantes os bloqueios do Popcorn. O risco estava na simplicidade de funcionamento, pois outros serviços com uTorrent ou BitTorrent exigem maior conhecimento de como funciona.
Popcorn Time de código aberto abriu portas para desenvolvedores
A verdade é que desde o surgimento, a luta pelo mercado de streaming é constante. Além disso, os criadores originais do Popcorn Time abandonaram o serviço pouco tempo depois da criação, justamente por causa das grandes ameaças de gigantes de mídia por conta de direitos autorais. Também sofreu pressões da Comissão Europeia sob acusações de pirataria.
Para Popcorn Time, a culpa do sucesso da plataforma é de Hollywood
Para os mantenedores, o formato usado pelos grandes produtores de conteúdo é ultrapassado. Eles alegavam que estúdios de cinema e televisão deveriam criar seu próprio aplicativo para distribuição de filmes e programas de televisão. Numa carta ao site TorrentFreak, eles disseram que Hollywood falha na transição para a era moderna. “Talvez tenha chegado a hora de considerar a vontade dos telespectadores e oferecer-lhes um serviço novo, completo e útil, em vez de tentar puni-los.”, concluíram.
Porém, mesmo lentamente, essa indústria parece caminhar neste sentido. Basta que observemos o que ocorreu com o filme mais recente do Homem Aranha que teve lançamento simultâneo em vários países.
Netflix e Hollywood conseguem banir serviço Popcorn Time. Outros devem surgir
Mesmo com toda a pressão, o pessoal do Popcorn Time disse algo que assusta os empresários. Assim, segundo eles, “o mundo do torrenting estava aqui com milhões de usuários muito antes de nós e estará aqui com bilhões de usuários muito depois de nós.”
Portanto, é esperar para saber se a profecia se cumpre e outro serviço logo está aí disponível para substituir o icônico Popcorn Time.