A Nickelodeon diz que está investigando denúncias de que material de “décadas” foi roubado e vazou online. Isso segue relatos nas mídias sociais de que alguém havia despejado 500 GB de arquivos de animação roubados. Assim, o canal Nickelodeon investiga grande vazamento de dados mas os fãs de Bob Esponja comemoram.
“Estamos cientes de postagens nas redes sociais que alegam que arquivos relacionados à produção foram disponibilizados sem autorização e estamos investigando”, disse um porta-voz da Nickelodeon ao The Register . “O suposto conteúdo vazado parece estar relacionado apenas a arquivos de produção, não a conteúdo de formato longo ou a dados de funcionários ou usuários, e alguns deles parecem ter décadas”.
O gigante da programação infantil a cabo recusou-se a responder a perguntas específicas sobre a confusão.
Aprendemos, no entanto, que os arquivos vazados, se o material for genuíno, incluem programas de TV nunca lançados e roteiros pertencentes ao departamento de animação, e eles vazaram em um servidor privado do Discord em janeiro.
Alguém que usa GhostyTongue no Twitter e Discord foi um dos primeiros a postar sobre o vazamento, mostrando uma lista de arquivos com nomes que sugerem que são PDFs de scripts, efeitos sonoros, documentação de produção, arquivos do Photoshop e muito mais.
Nickelodeon investiga grande vazamento de dados mas os fãs de Bob Esponja comemoram
De acordo com os bibliotecários de malware VX-Underground, os dados podem ter origem nos produtos de consumo e no portal de experiência da Nickelodeon e foram roubados explorando uma falha de autenticação que deu às pessoas acesso aos arquivos do departamento de animação.
A Nickelodeon supostamente corrigiu o portal para evitar mais vazamentos.
Os dados despejados também incluem imagens de personagens, músicas inéditas de vários programas e “coisas iniciais do Bob Esponja“. Nickelodeon é o lar do desenho animado infantil Bob Esponja Calça Quadrada.
Advogados estão agindo
No entanto, por mais empolgante que o conteúdo possa ser para os nerds dos desenhos animados e para os nostálgicos – o programa Bob Esponja foi ao ar em 1999 – sugerimos pensar duas vezes antes de postar ou mesmo twittar sobre qualquer conteúdo vazado. A Nickelodeon tem bolsos fundos e advogados à sua disposição, e estamos supondo que a punição será mais do que ser pega no lodo.
“Os advogados da Nickelodeon estão em alvoroço DMCA e até mesmo divulgar o conteúdo do vazamento está levando as pessoas a serem bombardeadas orbitalmente”, alertou o VX-Underground.
DMCA, é claro, é a Lei de Direitos Autorais do Milênio Digital dos Estados Unidos, que, entre outras coisas, criminaliza a disseminação de material protegido por direitos autorais, como programas e roteiros de propriedade da Nickelodeon.
GhostyTongue pode ter alguma experiência com isso. “Como um lembrete para as pessoas que vazam qualquer coisa futura da #Nickelodeon, a Nickelodeon já está de olho e está tomando medidas contra reenvios de vazamentos, como o filme Loud House e Casegrande! Por favor, pare de repostar”, disseram eles.