Um dos desenvolvedores envolvidos na iniciativa de portar o kernel Linux e o software de código aberto para o console de jogos Wii U da Nintendo trouxe a possibilidade de colocar as alterações do kernel diretamente no Linux. Embora o Linux no Wii U possa parecer emocionante – especialmente para aqueles que têm a console antigo – o suporte Linux deixa a desejar. Por enquanto, seria um processo demorado para limpar o código e fazer o upstream de uma forma mais adequada.
Como lembrete, o Wii U já existe há pelo menos uma década. O dispositivo possui um processador de 3 núcleos IBM PowerPC de 1,24 GHz, 2 GB de memória DDR3, uma GPU AMD Radeon de 550 MHz baseada em IP R600/R700, 8 GB de flash interno (ou 32 GB para seu modelo) e conectividade USB para maior armazenamento e conectividade.
Apesar de alguns usuários poderem encontrar outras utilidades para o Linux no Wii U, os patches atuais do kernel estão cheios de limitações. Fazer o USB funcionar no Wii U requer alterações no código USB principal no kernel que foram anteriormente rejeitados para inclusão na linha principal. Não há um caminho claro a seguir agora sobre como obter suporte USB para o Wii U. Assim, sem isso provavelmente seria pouco útil para o Linux neste console de jogos da Nintendo.
Nintendo Wii U Linux enfrenta falta GPU, multi-core quebrado e problema de USB
No entanto, também existem grandes bloqueadores em torno dos gráficos Radeon e dos recursos SMP. Enquanto a GPU Radeon é derivada de seu design da era R600 e que possui um driver totalmente de código aberto, o driver de kernel Linux Radeon DRM existente lida apenas com conectividade PCI/PCIe. Por outro lado, o Wii U não possui barramento PCI. Portanto, obter gráficos acelerados trabalhando no Wii U em um estado upstream seria um desafio. Eles podem acabar tendo um ‘dumb frame-buffer‘ ou outra saída de exibição não acelerada como alternativa. Porém, isso diminuiria ainda mais a utilidade dessa porta Linux.
E a outra grande dor de cabeça é não ter suporte SMP funcionando. Isso impede a utilização adequada dos três núcleos PowerPC presentes. Os bugs da CPU impedem que o kernel Linux seja capaz de fazer funcionar o processador multi-core e, portanto, o SMP desabilitado para evitar a quebra do espaço do usuário.
Também há problemas menores, mas fazer com que o USB funcione para a linha principal, gráficos Radeon e multiprocessamento simétrico são os maiores. Há ainda o kernel downstream do Wii U Linux que também precisaria ver todos os seus patches existentes re-baseados no Git antes mesmo de enviar os patches novamente para a lista de discussão do kernel para revisão.
É uma batalha difícil, mas veremos o quanto a comunidade de desenvolvedores do Wii U Linux está interessada em querer suporte ao kernel principal. Veja esta postagem da lista de discussão do kernel feita por Ash Logan para mais detalhes. O código do kernel downstream e outras informações sobre o Linux no Wii U podem ser encontradas no site linux-wiiu.org.
Via Phoronix