Nova política de trabalho da Apple tem gerado críticas e insatisfação dos seus funcionários!

nova-politica-de-trabalho-da-apple-tem-gerado-criticas-e-insatisfacao-dos-seus-funcionarios

Com boa parte da população mundial vacinada contra a Covid-19, muitas empresas estão trazendo os seus funcionários de volta às sedes das empresas. A Apple não está fazendo tão diferente e instituiu sua nova política de trabalho, mas, isso não está soando muito bem entre seus funcionários, que criticam a nova política.

Um grupo de funcionários da empresa, em uma carta aberta, criticou a nova política de trabalho da Apple, que permite apenas dois dias de trabalho em casa. Dessa forma, os outros dias de trabalho tem que ser cumprido nas salas físicas da empresa.

Funcionários apresentam carta aberta e contestam nova política de trabalho da Apple

Escrevendo para a equipe executiva da empresa, o grupo escreveu que três dias fixos no escritório e os dois dias de trabalho em casa “separados por um dia de escritório, quase não são flexibilidade”. E que, forçar todos a trabalhar no escritório é “uma enorme perda de tempo e de recursos mentais e físicos”, “não reconhece o trabalho flexível” e criará um “mundo mais jovem, mais branco, mais dominado por homens, mais neuronormativo, força de trabalho mais apta”.

A insatisfação parece dominar os funcionários da empresa. Mais ainda porque, embora os escritórios presenciais tenham fechado em todo o mundo após a disseminação da Covid-19, em março deste ano, a Apple anunciou que os funcionários corporativos retornariam ao escritório e precisariam estar lá no mínimo dois dias por semana até 2 de maio.

Modelo híbrido de trabalho

A partir de 23 de maio, a empresa mudará para um modelo híbrido com dias de expediente obrigatórios às segundas, terças e quintas-feiras. O CEO Tim Cook chamou os benefícios da colaboração pessoal de “insubstituíveis”, informou o Engadget (Via: News18).

nova-politica-de-trabalho-da-apple-tem-gerado-criticas-e-insatisfacao-dos-seus-funcionarios

Os funcionários escreveram que o piloto de trabalho híbrido “é movido apenas pelo medo. Medo do futuro do trabalho, medo da autonomia do trabalhador, medo de perder o controle”. Além disso, a carta também afirmou que a estrutura de escritório em silos da Apple dificulta o encontro com colegas, acrescentando que ferramentas remotas como o Slack são melhores para colaboração. Inclusive, segundo eles, os escritórios de plano aberto da Apple limitam a concentração “necessária para criatividade e… pensamento profundo”.

Críticas ao modelo híbrido de trabalho da Apple

Os funcionários disseram que o modelo híbrido é uma das formas mais ineficientes de permitir que todos estejam em uma sala. Por outro lado, com todos trabalhando “remotamente”, ficou muito mais fácil entrar em contato com colegas em outros escritórios.

Ao mesmo tempo, os funcionários argumentaram que não estão pedindo que todos sejam obrigados a trabalhar em casa. Em vez disso, eles querem que os funcionários decidam o melhor arranjo para si mesmos. “Pare de nos tratar como crianças da escola que precisam saber quando estar onde e qual lição de casa fazer.”

Apesar da insatisfação dos funcionários, a empresa pode estar querendo atingir objetivos que só serão possível com esse modelo de trabalho novo. No entanto, talvez isso não seja atingido, já que com insatisfação, talvez um o trabalho seja afetado.

Via: News18

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile