O navegador web Midori 8, desenvolvido pelos participantes do projeto Xfce, foi anunciado. O Midori é baseado no mecanismo WebKit2 e na biblioteca GTK3. Além disso, o núcleo do navegador é escrito na linguagem Vala. O código do projeto é distribuído sob a licença LGPLv2.1.
Midori é um navegador leve, porém poderoso. Usa GTK como uma interface gráfica. Então, pode ser executado sem problemas em desktops nesta como Gnome, Xfce ou LXDE, tem capacidade de usar abas ou janelas, gerenciador de sessão, os marcadores são guardados em XBEL.
Sobre o Midori
O mecanismo de busca é baseado no OpenSearch. O programa renderiza as páginas muito bem, embora falhe com alguns javascripts como os do google maps.
Tem uma opção que permite que você se identifique como outro navegador. É o caso do Firefox, Internet Explorer, ou Safari. Isso é útil pois alguns sites não o identificam como um navegador suportado.
Midori é atualmente parte do leve ambiente de desktop Xfce. Então, está incluído em seu componente Goodies. No entanto, o Arch Linux não o inclui no metapacote.
Entre suas principais características podemos destacar:
- Integração completa com o GTK + 2 e o GTK + 3;
- Motor de renderização do Webkit;
- Gerenciamento de abas, janelas e sessões;
- Pesquisas na web flexíveis e personalizáveis;
- Suporte para scripts de estilo;
- Marcador de gerenciamento simples;
- Interface de leitor de RSS embutida;
- Interface de usuário personalizável e configurável;
- Suporte para conectar extensões externas escritas em JavaScript (WebExtension), C, Vala e Lua;
- Ferramentas para criar menus personalizados e personalizar o design;
- Suporte para Oracle Java e Openjdk;
- Suporte à lista de filtros do Adblock;
- Navegação privada;
- Interface para a edição de cookies e scripts de driver;
- Guias, favoritos, navegação privada, gerenciamento de sessão e outros recursos comuns;
- Acesso rápido aos mecanismos de pesquisa;
- A capacidade de usar scripts personalizados para processar conteúdo no estilo do Greasemonkey;
- Possibilidade de conectar vários gerenciadores de download (wget, SteadyFlow, FlashGet).
O navegador da Web Midori é um navegador de plataforma cruzada, pois em sua versão anterior ele era distribuído em pacotes para Windows, Mac OS e Linux. No entanto, nesta nova versão, os desenvolvedores suspenderam a construção de montagens para Windows e MacOS. Em vez disso, eles agora adicionaram suporte ao Android.
Compatibilidade com acessórios
Nesta nova versão do Midori 8 eles deram início ao experimento para que o navegador possa suportar os add-ons existentes para o Chrome, Opera, Vivaldi e Firefox, usando a tecnologia WebExtension.
No momento, a interface gráfica para administrar complementos ainda não está implementada. Portanto, para conectar complementos, é necessário editar o arquivo de configuração.
Muito trabalho foi feito para melhorar a estabilidade e corrigir erros no navegador, já que o tratamento correto de URIs externos, como o “apt”, também foi implementado.
Maior suporte para ambientes de desktop
Do mesmo modo, outro ponto importante que podemos destacar é o suporte a ambientes de desktop Pantheon, Budgie e GNOME. Eles podem ser usados para decorar as janelas do cliente e remover o painel no cabeçalho da janela (HeaderBar é usado).
Como instalar o navegador Midori 8 no Ubuntu e derivados?
As compilações desta nova versão do navegador da web estão preparadas para o Linux no formato de pacotes Snap e Android (obtidos da Play Store).
Para aqueles que estão interessados em instalar este navegador em seus sistemas, eles podem fazê-lo seguindo as etapas que compartilhamos com você abaixo.
Usuários do Ubuntu 18.04 e Ubuntu 18.10 não precisam de muito esforço para executar a instalação. Basta executar o comando mostrado abaixo.
Usuários de versões anteriores terão que adicionar suporte para instalar pacotes do Snap em seus sistemas.
Então, tudo que você precisa fazer é abrir um terminal e executar o seguinte comando:
sudo snap install midori