Número de correções AMDGPU DRM para o Linux kernel 4.19 surpreende!

AMD inicia mudanças no Driver Gráfico para o Kernel Linux 5.3

A AMD esta surpreendendo no mundo Linux, não é que agora ela esta realmente de olho no mercado Linux e esta focando em melhorias e correções. A grande mudança já vai vir no Linux Kernel 4.19, ou melhor, as grandes mudanças. A AMD já havia preparado muitos ajustes do AMDGPU DRM no DRMNext que será lançado no Linux Kernel 4.19 e com isso também anteciparam correções importantes.

O AMDGPU no Linux kernel 4.19 trará o suporte para o PowerPlay para hardware do GCN 1.1 e muitos outros aprimoramentos de gerenciamento de energia. Para APUs Raven Ridge há várias melhorias, mas o destaque é o suporte ao modo “stutter”, suporte a GFXOFF, suporte ao mecanismo JPEG VCN e outras melhorias bem específicas da Raven. Melhorar o gerenciamento de energia certamente foi um dos grandes temas para os desenvolvedores de drivers Linux de código aberto da AMD para o ciclo do kernel Linux 4.19.

Mas com o DRM-Next já sendo planejado com novos recursos, os desenvolvedores da AMD começaram a preparar correções para esse momento. No primeiro lote de correções AMDGPU para DRM-Next/Linux 4.19, existem várias correções de decodificação de vídeo UVD 7.2, uma correção para GPU, limpezas de gerenciamento de memória TTM, correções PowerPlay para Polaris 12 e APUs Carrizo e Stoney, e várias correções de código do DC. Entre as correções do AMDGPU DC estão a resolução de um problema do Vega 10 em que uma tela em branco aparecia em alguns momentos.

Se fossemos citar tudo o que vem por aí da AMD iríamos ter que montar um site ou um jornal só falando disso, serão mais 30 correções e quase mil linhas de códigos. Caso você queira dar uma olhada nessas mudanças, faça isso pelo botão abaixo.

Mudanças AMD para o Linux Kernel 4.19