Conforme anunciado no início do ano, o Google está lançando oficialmente o novo aplicativo Google Drive para Desktop. Este novo aplicativo substituirá o Backup e sincronização, mais voltado para o consumidor, e o Google Drive File Stream para empresas.
Apesar de o aplicativo File Stream já ter sido substituído pelo Google Drive para Desktop, o aplicativo Backup e sincronização ainda existe separadamente. Isso está definido para mudar. Em breve, o Google pode desligá-lo de uma vez por todas, por exemplo.
Escrevendo em uma postagem de blog, a equipe do Google Workspace disse que o anúncio de que a empresa estava trabalhando para unificar os dois clientes de sincronização existentes do Google Drive, Backup e sincronização e Drive File Stream, em um único cliente de sincronização chamado Drive para desktop, aconteceu no início deste ano. “Fazendo isso, estamos criando um cliente de sincronização poderoso e unificado com os melhores e mais usados ??recursos do Backup e sincronização e do Drive File Stream”.
Google Drive para desktop: Unificação de Backup e sincronização e Drive File Stream
O Google, nesse novo aplicativo desktop do Google Drive, une seus dois clientes de sincronização e traz aos usuários uma única ferramenta para sincronizarem seus arquivos. Embora você possa continuar usando o Backup e sincronização, por enquanto, o aplicativo deixará de funcionar a partir de 1º de outubro. Antes disso, o Google solicitará que você atualize para o Google Drive para Desktop. Essas novas notificações no aplicativo começarão de 18 de agosto a outubro. Em outras palavras, a opção aqui é mudar e fazer essa atualização antes de ter o Backup e sincronização desligado.
Ainda temos mais de um mês e meio até que o desligamento aconteça. Assim, quando começarem as notificações, se você ainda não estiver atualizado seu aplicativo, terá pouco tempo para fazê-lo. Com a empresa decidida a executar a substituição, talvez seja melhor fazer a mudança assim que solicitada.
O Google afirma que o objetivo deste novo aplicativo de desktop é fornecer uma “experiência consistente” para qualquer usuário do Drive. Isso porque as experiências anteriores do Drive foram divididas em dois aplicativos, oferecendo funcionalidades diferentes e salvando arquivos em locais diferentes. Este novo aplicativo aborda essa lacuna.
Além disso, o Google também fará uso de uma sincronização automática de arquivos, um recurso que permite que você acesse seus arquivos mais importantes offline, sem a necessidade de baixá-los deliberadamente primeiro. E isso é essencial, principalmente quando ficamos sem internet.
O novo aplicativo já está disponível e, você pode baixá-lo para PCs com Windows ou dispositivos macOS aqui.