A Huawei parece, finalmente, estar pronta para o lançamento oficial do HarmonyOS. Seu sistema operacional interno, que se destina a substituir o EMUI, que é baseado no Android, nos dispositivos móveis da empresa e, certamente fará parte de muitos de seus dispositivos. Com base nas novas informações, O HarmonyOS pode finalmente ser lançado em junho.
A Huawei falacom frequência sobre seu novo e excelente HarmonyOS, mas os chineses não entregaram muito até agora. O HarmonyOS deve ser completamente diferente do Android e do iOS, mas do jeito que as coisas estão hoje é simplesmente baseado na versão Android de 2019, aponta o Smartdroid.
Em cerca de duas semanas, a Huawei pode finalmente provar que estamos errados quando o fabricante apresentar o novo HarmonyOS em uma versão mais recente. Como já dissemos, o sistema foi implementado como uma alternativa ao Android com o Google Mobile Services (GMS), um sistema que continua proibido de usar devido ao seu posicionamento na Lista de Entidades dos EUA.
A saída que a empresa resolveu trilhar, para contornar o problema, foi desenvolver o seu próprio sistema e, agora, chegou a hora de colocá-lo no mercado de uma vez por todas, depois que a empresa anunciou a “entrega” do sistema operacional ainda em abril passado, com a revelação do Mate X2.
HarmonyOS e o lançamento de junho
A Huawei anunciou um evento para 2 de junho, dia em que gostaria de apresentar o novo sistema operacional e novos dispositivos. Tudo isso ainda está acontecendo na China por enquanto e é apenas excitante para nós como observadores.
Em qualquer caso, o que é particularmente interessante é o que acontece nos bastidores, aponta o Smartdroid, que, em seguida indaga: A Huawei tem seu próprio kernel no início? Será que o Android foi descartado após a fase de desenvolvimento?
Com todas as informações apontando para mais do mesmo, ou seja, apenas uma possível cópia do Android, talvez fique um pouco difíceil imaginar que essa “inspiração” foi totalmente descartada. No entanto, com tanta “demora” para o lançamento do sistema operacional, talvez a empresa tenha se livrado de uma vez por todas da sombra do Android no HarmonyOS.
Esperamos que a empresa realmente entregue no dia 2 de junho, uma verdadeira alternativa ao Android e iOS e, não mais do mesmo. Esperamos que a sombra do Android apontada durante o desenvolvimento tenha realmente ficado para trás.
Agora resta-nos apenas aguardar o lançamento oficial para termos certeza se teremos apenas uma cópia do que já existe ou um sistema operacional totalmente diferente e renovado.