O TikTok é hoje uma das redes de mídia social mais populares e em alta no mundo. A popular plataforma de vídeos curtos alcançou grande popularidade entre os jovens. Por esse motivo, é conhecido por seus vídeos de dança virais. Existe até certo conteúdo “impróprio” para alguns, por esse motivo, o aplicativo exige que os usuários finjam ter pelo menos 13 anos para usá-lo. O aplicativo divulgou seu primeiro relatório de transparência de 2021. O relatório cobre os primeiros 3 meses do ano, o primeiro trimestre. E, o TikTok excluiu mais de 7 milhões de contas de menores de idade.
A TikTok já divulgou esses relatórios antes, que detalham como a empresa lida com várias formas de conteúdo que infringe políticas. No entanto, pela primeira vez desde o surgimento desses relatórios, temos uma nova “mudança de empresa”.
TikTok suspende mais de 7 milhões de contas supostamente pertencentes a menores
“Pela primeira vez, estamos publicando o número de contas suspeitas de menores removidas. Trabalhamos para manter a experiência completa do TikTok um lugar para pessoas com 13 anos ou mais ”. Além disso, o relatório continua afirmando que “das 11.149.514 contas removidas por violar as diretrizes da comunidade do serviço ou os termos de serviço, espantosos 7.263.952 delas eram“ contas suspeitas de menores”.
Na verdade, a empresa não há como identificar exatamente quantos usuários menores de 13 anos usavam ou ainda usam o serviço, por isso usa o termo “suspeito”. São contas nas quais os usuários inseriam voluntariamente a data de nascimento, identificando-se com 12 anos ou menos no momento da adesão ao serviço, aponta o Gizchina.
Embora esse número possa parecer chocante, a empresa afirma que ele representa menos de 1% de todos os usuários registrados. Além disso, a empresa destaca como usuários menores de 12 anos podem se inscrever em uma versão especial da plataforma voltada para sua faixa etária. Atualmente, existe uma plataforma TikTok para usuários mais jovens. Este branch tem um controle maior sobre o conteúdo compartilhado através da plataforma.
O TikTok suspenderá contas que violarem as regras
É importante notar que, embora os usuários com 13 anos ou mais possam usar a plataforma TikTok, a empresa lançou configurações especiais para menores de 18 anos no início deste ano. A configuração de conta padrão para usuários entre 13 e 15 anos é definida como privada. Além disso, existem restrições sobre quem pode baixar seus vídeos e se envolver com seu conteúdo. Há restrições de configurações semelhantes para usuários com idades entre 16 e 17 anos.
Os usuários que escaparam da primeira onda de “proibição de menores de 13 anos” podem não estar seguros. O TikTok ainda não abordou toda a situação, mas outras plataformas de mídia social o fizeram antes. Se você se lembra, o Twitter suspendeu muitos usuários legalmente permitidos na plataforma. No entanto, eles colocaram uma data de nascimento falsa quando eram menores de idade e configuraram suas contas.