As redes sociais parecem que não cansão de se tornarem mais do mesmo, trazendo elementos de outras redes sociais e ficando cada vez mais parecidas. Redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram, NextDoor, TikTok e tantas outras, são plataformas diferentes, mas basta uma lançar um recurso que as outras parecem seguir o mesmo, pelo menos na sua versão. Um recurso que há muito o Facebook já dispõe, é o de reagir às publicações, por exemplo (aquela coleção de pequenos emojis que você pode usar para responder a uma postagem se não quiser usar palavras). Parece que agora o Twitter pretende seguir esse caminho e estaria trabalhando em reações para os tweets.
As informações de que a rede social estaria desenvolvendo reações para os tweets vem do desenvolvedor Android e redator do 9to5Google, Dylan Roussel. Roussel postou imagens do que parece ser emojis de reação no estilo do Facebook no aplicativo oficial do Twitter para Android (Tweet incorporado abaixo).
O recurso é exatamente o que você esperaria: além da opção padrão favorita ou “coração”, a interface mostra a opção de um “hmm”, choro, riso enquanto chora e emoji de palmas. Algo bem no estilo Facebook mesmo. Claro, com algumas diferenças, mas algo bem inspirado no pacote de emojis da rede social vizinha.
Twitter desenvolve reações para os tweets
Roussel diz que as reações ainda não foram totalmente implementadas e, portanto, não são visíveis para o usuário em geral. Mas, supondo que as imagens sejam genuínas (e o AndroidPolice diz que não temos nenhuma razão para supor o contrário), você pode esperar ver a opção sendo lançada para os usuários do Twitter em breve.
Eles podem ou não estar presos ao serviço de assinatura do Twitter Blue, porque a empresa sabe que precisa de algo para atrair as pessoas a pagar por ele. Ou seja, se a intenção é torná-lo privado no futuro, primeiro será ofertado gratuitamente para que as pessoas se apeguem a ele.
Apesar de o recurso ser bem conhecido nosso e de as redes sociais ficarem cada vez mais parecidas, ainda assim é um recurso bem legal para uma rede social como o Twitter. Talvez a empresa tenha percebido isso e quer testar com seus usuários. Se todos vão curtir a novidade, não sabemos. No entanto, certamente, muitas pessoas gostarão de ver recursos parecidos em redes sociais distintas.
Esperamos, entretanto, que as redes sociais não avancem tanto nesse “mais do mesmo” e se tornem plataformas tão parecidas que, se tornem um tanto faz.