A Uber confirmou que possibilitará que você grave o áudio durante as viagens em países selecionados, em uma tentativa de melhorar a segurança.
O recurso — descoberto pelo Washington Post e confirmado pela empresa Uber — permite que os usuários optem por serem gravados em uma viagem específica ou em todas as viagens. Porém, passageiros e motoristas não poderão acessar diretamente a gravação.
Segundo um e-mail de um executivo da Uber obtido pelo jornal:
Quando a viagem terminar, o usuário será perguntado se está tudo bem. Além disso, ele será capaz de relatar um incidente de segurança e enviar a gravação de áudio ao Uber com apenas alguns toques.
O arquivo de áudio criptografado é enviado aos agentes de atendimento ao cliente da Uber, que o usarão para entender melhor um incidente e tomar as medidas apropriadas.
Uber vai permitir que você grave áudio da viagem
O Washington Post relata que o recurso de gravação de áudio do Uber será testado primeiro em vários mercados da América Latina antes que um teste seja realizado nos EUA. O e-mail observa que não há cronograma para uma implantação nacional nos EUA, pois as leis relativas ao consentimento para a gravação diferem por estado.
Os passageiros poderão ativar o recurso por meio do pacote Safety Toolkit no aplicativo Uber. Por outro lado, os motoristas aparentemente podem configurar o aplicativo para gravar automaticamente o áudio de todas as viagens. Mesmo que as duas partes estejam gravando áudio, isso ainda levanta a questão de que outros passageiros no carro serão gravados e podem não saber que estão sendo gravados.
Um representante da Uber explicou que avisos específicos não seriam emitidos para passageiros e motoristas no momento em que um telefone começar a gravar.
Ainda assim, o fato do Uber permitir que você grave áudio deve, teoricamente, auxiliar motoristas ou passageiros em caso de disputa.
Fonte: Android Authority
Leia também: