OpenJDK Java 20 ganha Vector API mais atual

Oracle anunciou a disponibilidade do novo OpenJDK Java 22.

A atualização do OpenJDK Java 20 acaba de chegar com vários novos recursos e está disponível para a comunidade em geral. O OpenJDK Java 20 apresenta valores com escopo como uma API de incubação. Os valores com escopo de Java permitem o compartilhamento de dados imutáveis dentro e entre threads e preferencialmente sobre variáveis locais de thread. Os valores com escopo Java devem ser fáceis de usar, compreensíveis, robustos e de alto desempenho. Além disso, o OpenJDK Java 20 ganha Vector API mais atual.

Por outro lado, o Java 20 também tem a quarta atualização de incubação para a API Vector para compilação em tempo de execução para instruções vetoriais ideais em arquiteturas de CPU suportadas. O Java 20 não apresenta alterações em sua API de vetor em comparação com o JDK 19, mas apenas algumas correções de bugs e aprimoramentos de desempenho.

OpenJDK Java 20 ganha Vector API mais atual

Logotipo do OpenJDK

Na segunda forma de visualização com Java/JDK 20 está a funcionalidade Virtual Threads como threads leves para aplicativos simultâneos de alto rendimento. Há algumas pequenas alterações de API com Virtual Threads sobre JDK 19 junto com outros refinamentos básicos para esse recurso de visualização.

Também há atualizações para padrões de registro, correspondência de padrões para instruções switch, função externa e API de memória e simultaneidade estruturada com JDK/Java 20.

O JDK 20 atingiu a disponibilidade geral em 21 de março de 2023. Os binários prontos para produção sob a GPL estão disponíveis na Oracle; binários de outros fornecedores seguirão em breve. Os recursos e o cronograma deste lançamento foram propostos e acompanhados por meio do Processo JEP, conforme alterado pela proposta JEP 2.0. A liberação foi produzida usando o JDK Release Process (JEP 3).

Downloads e mais detalhes sobre a versão OpenJDK Java 20 GA via OpenJDK.org.