OpenSUSE Tumblewed deve finalmente encerrar o suporte ao ReiserFS

openSUSE Tumbleweed adiciona suporte ao systemd-boot
openSUSE anuncia suporte aprimorado para a linguagem de programação Nim

A SUSE foi uma das grandes apoiadoras do ReiserFS há duas décadas, quando estava usando o sistema de arquivos ReiserFS por padrão. No entanto, essa prática terminou em 2006. Embora o SUSE/openSUSE não tenha usado o ReiserFS por padrão por muitos anos, ele permaneceu uma instalação -time e suporte retido para montar sistemas de arquivos ReiserFS. Porém, essa prática provavelmente terminará em breve. Assim, o OpenSUSE Tumblewed deve finalmente encerrar o suporte ao ReiserFS.

Com o Linux 5.18 tendo preterido o ReiserFS e planos para remover esse código do kernel inteiramente em 2025, o SUSE está finalmente discutindo planos para remover o suporte para esse sistema de arquivos desatualizado.

OpenSUSE Tumblewed deve finalmente encerrar o suporte ao ReiserFS

Já faz muito tempo desde que o ReiserFS foi relevante no SUSE/openSUSE ou em outras distribuições Linux.

Jeff Mahoney, como Diretor de Dados e Desempenho do SUSE Labs, apresentou planos na última sexta-feira para a eliminação gradual do ReiserFS. Sua proposta é remover o pacote ReiserFS do openSUSE Tumbleweed imediatamente e também desabilitar o suporte ao kernel ReiserFS imediatamente.

Essa ação imediata é para o lançamento contínuo do openSUSE Tumbleweed. Por enquanto, em relação ao openSUSE Leap e SUSE Linux Enterprise, obviamente, não é provável que haja mudanças até os próximos grandes lançamentos.

Os planos para descartar o ReiserFS no openSUSE Tumbleweed podem ser encontrados em opensuse-factory.

Quando introduzimos o reiserfs nos produtos SUSE há mais de 20 anos, foi um sistema de arquivos de ponta que trouxe a proteção do journaling para o Linux pela primeira vez. Em 2006, propus me afastar dele no openSUSE como o sistema de arquivos padrão, citando uma comunidade de desenvolvedores pequena e cada vez menor. Estes dias, enquanto eu sou tecnicamente o mantenedor do projeto reiserfs userspace upstream.

Praticamente, está abandonado e não toco nele há mais de 5 anos. A implementação do kernel recebe atenção apenas quando a atualização de um subsistema comum exige. Ele não possui nenhum dos recursos de resiliência que esperamos dos sistemas de arquivos modernos, e isso inclui a capacidade de criar imagens do sistema de arquivos que podem resultar em falha do sistema ou possivelmente em comprometimento.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile