O parlamento russo está debatendo um projeto de lei que forçará todos os equipamentos eletrônicos vendidos na Rússia a serem lançados com aplicativos russos pré-instalados.
Segundo os legisladores:
O projeto protegerá os interesses das empresas russas de Internet e reduzirá os abusos de grandes empresas estrangeiras de TI.
Aplicativos russos pré-instalados
Se a lei for aprovada, o governo russo publicará uma lista de dispositivos eletrônicos que precisarão cumprir esta nova lei. Espera-se que smartphones, tablets, computadores, servidores e TVs inteligentes estejam na lista. Os dispositivos que não executam um sistema operacional complexo ou software personalizado ficarão isentos.
O governo também publicará, para cada tipo de dispositivo, uma lista de software russo que os fornecedores de equipamentos precisarão incluir nos dispositivos vendidos na Rússia.
Os fornecedores que não entregarem equipamentos com aplicativos russos pré-instalados poderão receber multas de até 200.000 rublos (aproximadamente US$ 3.100) e uma eventual proibição, após ofensas repetidas.
Enquanto alguns veem o movimento do governo russo como um passo em direção a proteger o cenário tecnológico local, muitos o veem como mais um passo em direção a um estado de vigilância total. Além disso, muitos estão expressando receios de que os aplicativos instalados de maneira forçada em seus dispositivos possam ser usados para fornecer ao governo fácil acesso aos dados privados e até comunicações criptografadas.
Tramitação e implementação
Por fim, se aprovado, o novo projeto de lei entrará em vigor em 1º de julho de 2020.
Além disso, o projeto de lei já passou pela primeira votação na câmara baixa do parlamento russo. Porém, para ser aprovado e chegar à mesa do presidente Putin, o projeto precisa passar por mais duas votações na Câmara e uma no Senado. Ainda assim, espera-se que o projeto seja aprovado, pois já recebeu o apoio de todos os principais partidos políticos russos.
O comunicado de imprensa do parlamento russo está aqui (em russo). Além disso, o texto proposto para o projeto de lei está aqui (em russo). A agência de notícias estatal russa TASS divulgou o projeto pela primeira vez na terça-feira, 5 de novembro, depois de ser apresentado no plenário do parlamento.
Neste artigo, você viu que os telefones e PCs vendidos na Rússia precisarão vir com aplicativos russos pré-instalados.
Fonte: ZDNET
Leia também: