O programa Pacman 6.1 do Arch Linux ganha suporte a servidor de cache. Foram dois anos desde o lançamento do Pacman 6.0 como software gerenciador de pacotes do Arch Linux, enquanto durante a noite o Pacman 6.1 foi lançado com um slogan “já faz um tempo…” Com o Pacman 6.1 vem algumas novidades.
Primeiro, o Pacman 6.1 introduz a noção de servidores de cache. Os servidores de cache são exatamente como o nome indica e serão tentados antes de tentar buscar pacotes de qualquer servidor que não seja de cache.
Pacman 6.1 do Arch Linux ganha suporte a servidor de cache
Os servidores de cache podem ser especificados através da opção “CacheServer” no pacman.conf. Consulte esta mesclagem para obter mais detalhes desse recurso que deve ser útil para cache local e similares para aqueles com grandes implantações do Arch Linux.
O Pacman 6.1 também melhora sua opção –sysroot, um campo de dados estendido é adicionado para dados de pacotes arbitrários, saída mais informada ao encontrar pacotes corrompidos ou conflitos de arquivos, suporte aprimorado ao Diretório de Chaves da Web (WKD), melhor manipulação de cabeçalhos de download malformados e várias melhorias makepkg. No lado makepkg com o Pacman agora é configurável suporte LTO, uma variável de ambiente “GITFLAGS” para personalizar checkouts, suporte de soma de verificação para fontes Git/Mercurial/Bzr, suporte aprimorado a pacotes de remoção e depuração e outros aprimoramentos.
Downloads e mais detalhes sobre a versão Pacman 6.1 para gerenciamento de pacotes Arch Linux através do ArchLinux.org GitLab.