O kernel Linux deve ganhar pacotes dinâmicos para garantir grande economia de memória. Uma série de patches de “pedido de comentários” foi postada na segunda-feira para um novo recurso de pilhas de kernel dinâmico para Linux. Os primeiros testes mostraram o potencial para uma economia de memória significativa. Assim, pacotes de kernel devem fazer parte do Linux e garantir grande economia de memória.
Seguindo uma proposta da cúpula LSF/MM do ano passado, o Google implementou o suporte para pilhas dinâmicas de kernel. Na última década, o tamanho padrão da pilha do kernel Linux upstream foi 16K acima do tamanho anterior de 8K.
O Google vinha carregando patches de kernel para manter pilhas 8K, mas com o tempo encontrou a necessidade de tamanhos de pilha maiores, aos quais eles, por sua vez, atingiram o aumento do uso de memória com suas implantações em hiperescala. Para mitigar o aumento do uso de memória, o Google tem trabalhado em pilhas de kernel dinâmicas, já que muitos threads de kernel podem caber em pilhas 4K ou 8K.
Os patches RFC em andamento para pilhas dinâmicas de kernel até agora foram levemente testados e permitem o dimensionamento de 4K a limites THREAD_SIZE. Os engenheiros do Google descobriram que as pilhas dinâmicas do kernel podem economizar em média 70 ~ 75% da memória da pilha do kernel.
Pacotes dinâmicos de kernel devem fazer parte do Linux e garantir grande economia de memória
Os primeiros resultados postados por Pasha Tatashin foram muito promissores, mas podem depender da carga de trabalho, virtualização e outros fatores:
Tatashin ainda acrescentou: “Algumas cargas de trabalho com milhões de threads podem se beneficiar significativamente desse recurso”.
Veja a série de patches RFC para aqueles interessados neste trabalho para economizar na memória da pilha do kernel.