Samsung e iFixit encerraram sua parceria para autorreparo, de acordo com as próprias empresas. De acordo com a iFixit, ela não será mais a distribuidora terceirizada de peças e ferramentas, citando altos preços de peças e o design da Samsung.
Encerrada parceria da Samsung com a iFixit
O anúncio do fim da parceria entre as empresas acontece dois anos após a estreia do programa. O fabricante do smartphone respondeu que está recorrendo a um site diferente chamado SamsungParts.com, desenvolvido pela Encompass.
De acordo com Kyle Weins, CEO e cofundador da iFixit, o principal motivo é o preço das peças. A empresa também não conseguiu garantir peças oficiais para os dispositivos Samsung mais recentes, como o Galaxy S23, Z Flip5, Z Fold5; curiosamente, eles estão disponíveis em samsungparts.com.
O comunicado de imprensa oficial do iFixit levantou dúvidas sobre o compromisso da Samsung em tornar os reparos mais acessíveis. A empresa não conseguia adquirir peças para oficinas locais a preços e quantidades “que fizessem sentido para os negócios”. A longa declaração reclamava de como a Samsung aderiu à parceria para fins de relações públicas e alegou que a fabricante coreana nunca teve a intenção de fabricar seus dispositivos com fácil acesso para reparos.
A organização independente continuará oferecendo kits de autorreparo para telefones Samsung, assim como faz com dispositivos Apple.
Programa de autorreparo da Samsung
A Samsung conta com um serviço de autorreparo para que os seus usuários consigam consertar os seus próprios smartphones.
Com o programa Repara Contigo da Samsung você mesmo pode reparar facilmente alguns danos aos produtos Samsung – isso é, dano que não está coberto pela garantia (período de garantia expirado ou danos não cobertos pelas condições de garantia). Através do Repara Contigo você pode comprar peças de reposição originais, fazer download do manual de reparo para produtos Samsung e realizar o seu reparo.
A Samsung lançou o programa de autorreparo para os seus dispositivos nos Estados Unidos, no ano passado. No entanto, o serviço já está disponível na Coreia do Sul, no Brasil e em países da Europa. A empresa expandiu bastante o serviço desde que foi lançado.
O serviço de autorreparo da Samsung é excelente, pois os usuários podem consertar seus dispositivos do conforto do seu lar, sem precisar ir até uma Assistência Técnica, ou ter que ficar sem seu aparelho por semanas.
A parceria com a iFixit foi encerrada, mas o programa continua e a empresa deve ter uma saída para isso.