PCIe 7.0 vai multiplicar por quatro a velocidade atual chegando a 512 GBps

PCIe 7.0 vai multiplicar por quatro a velocidade atual chegando a 512 GBps
PCIe 7.0 vai multiplicar por quatro a velocidade atual chegando a 512 GBps

Os primeiros detalhes das especificações da PCIe 7.0 foram divulgados. Em anúncio recente dos desenvolvedores, a PCIe 7.0 deve chegar em 2025 e alcançar velocidade de 512 GBps. Portanto, espera-se que ele forneça taxas de dados de até 512 GBps bidirecionalmente para aplicativos com uso intenso de dados, como Ethernet 800G. Portanto, em relação à PCle 5.0 atual, a PCIe 7.0 vai multiplicar por quatro a velocidade atual chegando a 512 GBps

O anúncio do Peripheral Component Interconnect Special Interest Group (PCI SIG) foi feito para coincidir com a Developers Conference 2022, realizada no Santa Clara Convention Center, na Califórnia, esta semana. Também marca o 30º aniversário do próprio PCI-SIG.

PCIe 7.0 deve chegar apenas em 2025 com velocidade de 512 GBps

Embora as especificações completas da PCIe 6.0 tenham sido lançadas apenas em janeiro, a PCIe 7.0 parece dobrar a largura de banda da interconexão de alta velocidade mais uma vez de uma taxa de bits bruta de 64 GTps para 128 GTps e velocidades bidirecionais de até 512 GBps em uma configuração x16.

Aqueles que estão ansiosos pela largura de banda extra devem estar cientes de que os grupos de trabalho técnicos do PCI-SIG apenas começaram o trabalho de desenvolvimento das especificações. Assim, esses trabalhos não terminam antes de 2025.

PCIe 7.0 vai multiplicar por quatro a velocidade atual chegando a 512 GBps
PCIe 7.0 vai multiplicar por quatro a velocidade atual chegando a 512 GBps.

Enquanto isso, os primeiros produtos compatíveis com as especificações PCIe 6.0 não devem chegar até o final deste ano. Da mesma forma, os dispositivos PCIe 5.0 só começaram a chegar ao mercado em 2021.

Poucos chips de processadores como Intel e AMD suportam pistas de E/S PCIe 5.0 neste estágio, muito menos PCIe 6.0.

Algumas das CPUs Alder Lake da Intel têm PCIe 5.0. As versões Sapphire Rapids de seus chips de servidor Xeon devem tê-lo ainda este ano. Os chips de servidor Epyc da AMD ainda têm PCIe 4.0. Estes não devem ter PCIe 5.0 até que versões baseadas nos núcleos Zen 4 de próxima geração estejam disponíveis.

Planejamento futuro

No entanto, o PCI-SIG está planejando para o futuro. Então, a PCIe 7.0 está sendo desenvolvido para os requisitos de aplicativos com uso intensivo de dados, como inteligência artificial e aprendizado de máquina. Estes podem exigir aceleradores de plug-in de alta velocidade, além de adaptadores Ethernet 800G e datacenters de hiperescala.

O presidente da PCI-SIG, Al Yanes, disse que as próximas especificações continuam o compromisso de 30 anos da PCI-SIG de “ultrapassar os limites”.

À medida que a tecnologia PCIe continua a evoluir para atender às demandas de alta largura de banda, o foco de nossos grupos de trabalho estará nos parâmetros do canal e no alcance e na melhoria da eficiência de energia, disse ele.

São poucos os detalhes que o PCI-SIG divulgou até agora. Assim, o PCIe 7.0 vai apresentar sinalização PAM4 (Pulse Amplitude Modulation com 4 níveis). O recurso surgiu para a PCIe 6.0. Então, deve ter maior eficiência de energia e manter a compatibilidade com todas as gerações anteriores da tecnologia PCIe é a principal prioridade.