O PeaZip 9.8 ganha novas opções de interface do usuário e tema Tux. Esta versão usa o Pea 1.18 como back-end padrão e é compilada com o Lazarus 3.2. Ela chega três meses após o lançamento do PeaZip 9.7. Assim, o PeaZip 9.8 foi lançado como uma grande atualização para este utilitário de arquivos de código aberto, gratuito e multiplataforma. Ele adiciona vários aprimoramentos de interface do usuário e CLI, novos temas e correções de bugs.
Os destaques do PeaZip 9.8 incluem:
- novos temas para Mac e Tux;
- uma nova opção “Sempre procurar arquivos em visualização plana” no menu principal > Procurar;
- e o item de menu de contexto Navegação, uma nova opção “Funções de comentário e informações” no menu de contexto da barra de status;
- e um menu de contexto “Extrair para” melhorado para extração direta de arquivos.
Os desenvolvedores explicam nas notas de versão que agora é possível extrair diretamente todos os arquivos ou apenas itens selecionados usando o menu de contexto “Extrair para” sem confirmação adicional para qualquer caminho de saída em favoritos, histórico ou trilha de navegação. Além disso, os links “Extrair aqui” agora podem extrair todos os arquivos ou apenas os itens selecionados.
PeaZip 9.8 ganha novas opções de interface do usuário e tema Tux
“Os submenus de seleção e navegação nas telas de extração e arquivamento agora são organizados da mesma maneira que o submenu extrair aqui: os favoritos são mostrados primeiro, o histórico, o histórico da sessão e a trilha são mostrados no submenu Histórico”, disseram os devs.
Várias novas opções de linha de comando foram adicionadas no PeaZip 9.8, que pode ser usado tanto em scripts quanto para integração de sistemas. Isso inclui extrair diretamente arquivos no caminho atual aplicando a política de “nova pasta”, conforme definido no aplicativo PeaZip, , e para extrair diretamente arquivos nos caminhos Downloads, Área de Trabalho ou Documentos, bem como para extrair arquivos no caminho dos números de item marcados de 1 a 8.-ext2neutral-ext2downloads-ext2desktop-ext2documents-ext2bookmark(1..8)
Além disso, esta versão corrige a classificação de nome de diretório que foi exibida incorretamente nos menus suspensos treeview e breadcrumb para alguns conjuntos de widgets, bem como alguns problemas que afetam os usuários do Windows. Sob o capô, o PeaZip 9.8 usa o Pea 1.18 como backend padrão e é compilado com o Lazarus 3.2, enquanto as fontes ainda são compatíveis com a série Lazarus 2.x.
O PeaZip 9.8 já está disponível para download no site oficial como binários prontos para uso escritos em GTK2 ou Qt 5 para arquiteturas de 64 bits (x86_64) e AArch64 (ARM64). Claro, você também pode instalá-lo como um aplicativo Flatpak do Flathub ou dos repositórios de software da sua distro.