Neste artigo, entenda por que os russos preferem piratear todo tipo de conteúdo a pagar por ele. Os russos não têm escrúpulos com jogos, software, filmes, programas de TV e música pirateados. Pelo menos isto faz farte de uma pesquisa que mostra que 91% dos russos preferem piratear a pagar por conteúdo.
Pesquisa mostra que 91% dos russos preferem piratear a pagar por conteúdo
Apenas 9% dos internautas russos preferem aderir a conteúdo exclusivamente legal, de acordo com dados da empresa de segurança ESET analisados pelo TorrentFreak. Embora o número pareça sugerir que os 91% restantes recorrem à pirataria, a pesquisa não faz menção a “compradores duplos” – pessoas que piratearam conteúdo, mas também ocasionalmente pagam por isso.
De fato, estudos mostraram anteriormente que alguns piratas costumam se converter em clientes pagantes legítimos. Portanto, a pirataria nem sempre acaba afetando negativamente as vendas, pelo menos desse ponto de vista.
O conteúdo da pesquisa
A pesquisa mostra que os jogos são mais populares entre os piratas, com 52% admitindo que estão pirateando jogos, seguidos por 43% que obtêm filmes e programas de TV ilegalmente e 34% que obtêm suas músicas de fontes não licenciadas.
Além disso, 19% dos entrevistados disseram que já haviam invadido softwares, enquanto 14% admitiram baixar e-books de plataformas ilegítimas.
O motivo mais comum para levar as pessoas à pirataria é o alto custo do conteúdo on-line, com 75% dos entrevistados indicando que recorreram a downloads ilegais para economizar dinheiro. Curiosamente, 25% se recusam a pagar por conteúdo com base em “bases ideológicas”. Outros 16% dos entrevistados afirmaram que os sistemas de pagamento utilizados por provedores legais são simplesmente “inconvenientes”.
Confiabilidade da pesquisa sobre os russos
Para uma pessoa que cresceu em um país pobre do Leste Europeu (onde todos executam a versão mais recente do Windows, mas ninguém nunca pagou por isso), os resultados certamente parecem verdadeiros.
O estudo, realizado pela ESET em setembro, baseia-se nas respostas de 2.000 pessoas que foram questionadas sobre o modo como consomem conteúdo na internet.
Considerando que outra pesquisa de dois anos atrás descobriu que a maioria dos russos nem sequer percebem que pirataria é ilegal, as novas descobertas não são surpreendentes.
Se gostou deste artigo sobre por que 91% dos russos preferem piratear do que pagar por conteúdo, não deixe de compartilhar!
Fonte: The Next Web
Leia também: Rússia acusa Facebook e Google de interferir em suas eleições