Pesquisadores conseguem rastrear usuários online por impressão digital de GPU

pesquisadores-conseguem-rastrear-usuarios-online-por-impressao-digital-de-gpu

Pesquisadores usam impressão digital de GPU para rastrear usuários online. Uma pesquisa que contou com uma equipe de pesquisadores de universidades francesas, israelenses e australianas dá um passo adiante na identificação de usuários na rede.

Os pesquisadores exploraram a possibilidade de usar as GPUs das pessoas para criar impressões digitais exclusivas e usá-las para rastreamento persistente na web. O experimento foi conduzido utlizadno 2.550 dispositivos com 1.605 configurações distintas de CPU.

Os resultados obtidos na pesquisa, revelam que a técnica utilizada pelos pesquisadores, chamada ‘DrawnApart’, pode aumentar a duração média do rastreamento para 67% em comparação com os métodos atuais de última geração.

E a privacidade dos usuários como fica?

A pesquisa representa um problema grave para a privacidade do usuário, que atualmente é protegida por leis que se concentram na obtenção de consentimento para ativar os cookies do site, por exemplo. Essas leis levaram sites sem escrúpulos a coletar outros possíveis elementos de impressão digital, como configuração de hardware, sistema operacional, fusos horários, resolução de tela, idioma, fontes etc.

Essa abordagem antiética ainda é limitada porque esses elementos mudam com frequência e, mesmo quando estáveis, eles só podem colocar os usuários em uma categorização aproximada, em vez de criar uma impressão digital exclusiva, lembra o BleepingComputer.

Impressão digital de GPUs idênticas

Os pesquisadores consideraram a possibilidade de criar impressões digitais distintas com base na GPU dos sistemas rastreados com a ajuda do WebGL (Web Graphics Library), que é uma API multiplataforma para renderização de gráficos 3D no navegador e está presente em todos os navegadores modernos.

Assim, usando essa biblioteca, o sistema de rastreamento DrawnApart pode contar o número e a velocidade das unidades de execução na GPU, medir o tempo necessário para concluir renderizações de vértices, lidar com funções de travamento e muito mais.

Imagem: Reprodução | BleepingComputer

Mesmo que um conjunto de circuitos integrados seja criado através de um processo de fabricação idêntico, tenha o mesmo poder computacional nominal, o número de unidades de processamento e os mesmos núcleos e arquitetura, cada circuito é ligeiramente diferente devido à variabilidade normal de fabricação.

Essas diferenças são indistinguíveis nas operações normais do dia-a-dia, mas podem se tornar úteis no contexto de um sistema de rastreamento sofisticado como o DrawnApart, projetado especificamente para acionar aspectos funcionais que os destacam.

Considerações

Quando DrawnApart é usado em conjunto com algoritmos de rastreamento de última geração, a duração média de rastreamento de um usuário-alvo aumenta em 67%. O algoritmo de rastreamento autônomo pode atingir um tempo médio de rastreamento de 17,5 dias, mas com a ajuda da impressão digital da GPU, isso é estendido para 28 dias.

Quando os pesquisadores testaram shaders de computação no WebGL 2.0, agora abandonado, descobriram que o DrawnApart forneceu 98% de precisão de classificação em apenas 150 milissegundos, muito mais rápido do que os 8 segundos usados ??para coletar dados de impressão digital por meio da API WebGL.

“Acreditamos que um método semelhante também pode ser encontrado para a API WebGPU assim que estiver disponível para todos. Os efeitos das APIs de computação acelerada na privacidade do usuário devem ser considerados antes de serem habilitadas globalmente”, conclui o trabalho de pesquisa.

Via: BleepingComputer

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile