Portabilidade do KDE Plasma Mobile 6 em andamento. Embora tenha havido muita conversa este ano sobre o KDE Plasma 6.0 no desktop enquanto ele se prepara para o lançamento no final de fevereiro, houve menos conversa sobre o trabalho do Plasma Mobile para ter a pilha do KDE em smartphones. Mas acontece que algum progresso está sendo feito silenciosamente no KDE Plasma Mobile para trazê-lo alinhado com a plataforma “6”.
O desenvolvedor do KDE, Devin Lin, tem estado entre os envolvidos no trabalho de atualização da pilha do Plasma Mobile e na garantia de que tudo seja portado para o Qt6, compatível com o KDE Frameworks 6 e com os outros componentes do KDE Plasma 6.
Portabilidade do KDE Plasma Mobile 6 em andamento
Portar o shell do Plasma Mobile para o Qt 6 foi “bastante trivial”, embora tenha sido mais um desafio do lado do aplicativo. Esse trabalho também levou a algumas outras mudanças, como mover o seletor de tarefas do shell para um efeito KWin autônomo, uma reescrita para a tela inicial padrão, um novo serviço plasma-mobile-envmanager, um novo aplicativo plasma-mobile-initial-start, um modo encaixado e outros aprimoramentos.
Para o desenvolvimento do shell do Plasma Mobile em telefones, precisamos ter distribuições com pacotes do KDE construídos a partir do git master.
“Muitos anos atrás, costumávamos ter imagens Neon com Plasma Mobile que eram mantidas pela Bhushan e que eram usadas para desenvolvimento, mas exigiam um grande investimento de tempo para manutenção. Não temos mais os recursos (humanos) para manter uma distribuição, então dependemos de trabalhar com outras distribuições para imagens de desenvolvimento.
Até este ano, a Manjaro nos ajudava fornecendo imagens de desenvolvimento diárias. Infelizmente, não tive contato com o projeto desde que um de seus funcionários saiu no início deste ano.”
Aqueles que desejam saber mais sobre o trabalho do Plasma Mobile 6 podem fazê-lo através do blog da Devin.