Porteus Kiosk 5.4 lançado com Linux Kernel 5.15 LTS

Porteus Kiosk 5.4 lançado com Linux Kernel 5.15 LTS
Porteus Kiosk 5.4 lançado com Linux Kernel 5.15 LTS

O desenvolvedor Tomasz Jokiel anunciou a disponibilidade geral do Porteus Kiosk 5.4. Este se torna, portanto, a mais recente versão estável desta distribuição GNU/Linux que tem como base o Gentoo. Sendo assim, o novo Porteus Kiosk 5.4 está aqui mais de cinco meses após o Porteus Kiosk 5.3  e deve melhorar a versão do kernel do Linux 5.10 LTS para o ramo mais recente com suporte de longo prazo, ou seja, Linux 5.15 LTS. Sendo assim, receberá atualizações de manutenção até outubro de 2023. Então, resumindo, o novo Porteus Kiosk 5.4 vem com Linux Kernel 5.15 LTS mais recente.

Como você pode imaginar, isso significa melhor suporte de hardware e a capacidade do Porteus Kiosk de rodar em mais dispositivos. Além do kernel Linux 5.15 LTS, a versão Porteus Kiosk 5.4 está aqui para adicionar implementar o parâmetro import_certificates= para importação de certificados DER. Do mesmo modo, vai adicionar suporte para configurações remotas geradas dinamicamente para permitir que você passe identificação e configurações de Kiosk através de URLs específicos como kiosk_config=https://domain.com/kiosk-config.php?device=nuc&sound=0.3.

Porteus Kiosk 5.4 lançado com Linux Kernel 5.15 LTS

Porteus Kiosk 5.4 lançado com Linux Kernel 5.15 LTS

Também foi adicionado nesta versão um novo utilitário cec-client que pode ser usado para controlar monitores em interfaces HDMI. Por outro lado, habilita o plug-in OpenH264 por padrão para o navegador da Web Mozilla Firefox, que foi atualizado para a versão 91.7.1 ESR, para suportar fluxos WebRTC. Ele ainda habilita a decodificação de vídeo de hardware para funções de página da web de protetor de tela e vídeo de protetor de tela.

Entre outras mudanças importantes para se destacar, yemos que o Porteus Kiosk 5.4:

  • reduz o número de conexões iniciais do cliente para o Porteus Kiosk Server de 5 para 3 ao tentar diminuir a sobrecarga do servidor ao inicializar vários quiosques ao mesmo tempo;
  • adiciona um mecanismo de fallback para drivers gráficos se eles falharem durante a inicialização do X.Org Server começando com modesetting e continuando com fbdev e vesa até que a área de trabalho se inicie da forma correta.

Por fim, a nova versão não permite mais usar combinações de teclas bloqueadas no sistema por padrão ao alternar para um layout de teclado secundário. Quem quiser mais detalhes sobre todas as mudanças incluídas nesta atualização, confira o changelog completo. Enquanto isso, você pode baixar as imagens ISO do site oficial ou clicando no link de download direto abaixo.

Baixe o Porteus Kiosk 5.4

Via 9to5Linux