Notícias

19/10/2021 às 08:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Porteus Kiosk 5.3 vem com hardware de decodificação de vídeo e teclado virtual

Sistema é baseado no Gentoo.

Porteus Kiosk 5.3 vem com hardware de decodificação de vídeo e teclado virtual

Se você sempre teve curiosidade em relação à distribuição Linux Gentoo, acaba de sair a mais nova versão do Porteus Kiosk, a 5.3, que é justamente baseado nela. O anúncio é do desenvolvedor Tomasz Jokiel. A distribuição Porteus Kiosk, como o próprio nome diz, é projetada para quiosques e outros computadores públicos. Então, o Porteus Kiosk 5.3 vem com hardware de decodificação de vídeo e teclado virtual.


O Porteus Kiosk 5.3 está aqui cerca de seis meses após o Porteus Kiosk 5.2 para adicionar vários novos recursos, incluindo suporte para decodificação de vídeo em hardware experimental e teclado virtual para navegadores Mozilla Firefox ESR e Google Chrome.

Embora o recurso de decodificação de hardware possa ser habilitado na configuração remota com o parâmetro hardware_video_decode, o recurso de teclado virtual vem como uma extensão e aparecerá automaticamente ao clicar em um campo de entrada em uma página da web. Os usuários podem controlar o teclado virtual em configuração remota com o parâmetro virtual_keyboard.

Porteus Kiosk 5.3 vem com hardware de decodificação de vídeo e teclado virtual

Porteus Kiosk 5.3 vem com hardware de decodificação de vídeo e teclado virtual

O Porteus Kiosk 5.3 também adota a biblioteca libinput como driver de entrada padrão, pois fornece suporte a gestos de toque nativos para o navegador Mozilla Firefox. Para preservar a compatibilidade com os sistemas existentes que executam o Porteus Kiosk 5.2 ou versões anteriores, o driver evdev ainda é compatível.

Outras mudanças igualmente importantes incluem:

  • a capacidade de realocar os botões na tela para uma posição diferente na tela do quiosque;
  • suporte para o pacote de ‘firmware aberto de som’ como um driver de som alternativo;
  • Painel de Administração atualizado no Porteus Kiosk Server;
  • bem como dns_server=parâmetro atualizado para também suporta configurações DHCP.

Por último, o Porteus Kiosk 5.3 remove completamente o plugin Adobe Flash Player do sistema. Se o seu sistema de quiosque existente ainda usa aplicativos flash autônomos, eles ainda terão suporte através do serviço de builds personalizados da Porteus Solutions.

Esta versão é alimentada pelo kernel Linux 5.10.73 LTS e inclui o Mozilla Firefox 91.2.0 ESR e o navegador Google Chrome 93.0.4577.82. Todos os pacotes incluídos foram atualizados para o portage snapshot 20211014 do Gentoo.

Changelog resumido para a versão 5.3.0:

  • Libinput se tornou nosso driver de entrada padrão, pois fornece suporte a gestos de toque nativos para o navegador Firefox.
  • As telas sensíveis ao toque calibradas com o Porteus Kiosk versão 5.2.0 ou inferior continuarão usando o driver ‘evdev’ para preservar a compatibilidade com as configurações existentes.
  • A extensão do teclado virtual pode ser habilitada para Firefox e Chrome.
  • Adicionada uma opção para habilitar o recurso de decodificação de vídeo de hardware experimental para ambos os navegadores.
  • Os botões na tela podem ser realocados para uma posição diferente na tela do quiosque.Plugin Adobe Flash removido do sistema. 
  • Os aplicativos autônomos do Flash ainda podem ser suportados por meio de nosso serviço de ‘compilações personalizadas’.
  • Parâmetro ‘dns_server =’ atualizado para funcionar também para configurações DHCP.
  • Adicionado pacote de ‘firmware aberto de som’ que permite o uso de um driver de som alternativo no hardware selecionado.
  • Painel de administração atualizado na variante “Basic” do Porteus Kiosk Server.
  • Outras correções de bugs e melhorias.

Você pode baixá-lo agora mesmo do site oficial. Do mesmo modo, neste site você encontrará uma imagem de instalação para Porteus Kiosk, bem como para as edições Porteus Cloud, Porteus ThinClient e Porteus Server para baixar.

Baixar Porteus Kiosk 5.3

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.